Na Paralimpíada de Paris, o Brasil venceu a França no futebol de cegos por 3 a 0 nesta segunda-feira e se classificou para as semifinais da modalidade com gols de Ricardinho, Jardiel e Nonato. Na próxima terça-feira (3), a Seleção Brasileira volta para os gramados e enfrentará a China para definir a primeira colocação do grupo.
Primeiro tempo
A França começou a partida melhor, com seus mais de 12 mil torcedores festejando em Paris. O Brasil só conseguia ser parado nas faltas e logo no primeiro minuto de partida, o defensor Diakite foi punido com um cartão amarelo por fazer falta em Nonato. Outras duas faltas ocorreram antes dos cinco minutos, mas sem punições.
Claramente superior na partida, o Brasil conseguiu desencantar somente no fim da primeira etapa. Ricardinho, camisa dez da Seleção Brasileira, driblou três franceses pelo lado esquerdo do campo e chutou cruzado com o pé direito, sem chances para o goleiro: 1 a 0.
Em claro desespero, a França tentou sair para o ataque. Nisso, acabou cometendo a sexta falta, dando ao Brasil a chance de fazer outro gol em tiro livre direto dos oito metros. Jardiel chutou rasteiro no canto esquerdo do goleiro e ampliou o placar: 2 a 0.
Segundo tempo
O jogo continuou muito disputado e o Brasil ainda poderia cometer faltas nesta etapa para segurar os franceses. Fábio Vasconcelos, treinador da Amarelinha, usou o banco diversas vezes e ainda assim, os brasileiros eram mais efetivos no jogo. Faltando 4 minutos para o final da partida, Nonato chutou forte, sem chances para o goleiro. Final: 3 a 0 e a invencibilidade intacta.
Retrospecto do Brasil
A primeira vez que a modalidade foi inserida nos Jogos Paralímpicos foi em Atenas 2004. O Brasil foi campeão em todas as edições e, além disso, nunca perdeu uma partida sequer em todos os torneios. Desde 2004, foram 60 gols marcados e somente seis sofridos.