A campanha do Brasil na Olimpíada de 2024 gerou grandes resultados em diversas modalidades dos jogos, e fez com que 44 atletas subissem a um pódio pela primeira vez no evento. No total, foram 20 medalhas conquistadas, sendo três de ouro, sete de prata e 10 de bronze, mas os esportes coletivos fizeram com que a lista de medalhistas aumentassem.
Essa, aliás, é a principal fonte dos pódios inéditos, como no futebol feminino, que apenas Marta já havia tido essa experiência. Enquanto isso, o vôlei, também representado pelas mulheres, já teve menos novidades, com apenas seis jogadoras em um pódio olímpico pela primeira vez em suas carreiras.
a jade com um pulso literalmente necrosado e 15 pedras no rim entregava isso aqui em olimpíada e hoje a gente tem que ler na internet que ela não merecia a medalha de paris, vontade de mandar todo mundo tomar no cu pic.twitter.com/xEmlQVwx82
— bia (@truesavre) August 26, 2024
Nos esportes individuais, o principal destaque para novatas foi Bia Souza, que venceu sua categoria do judô e foi medalha de ouro sem nunca ter chegado ao pódio anteriormente. Além dela, o bronze de Augusto Akio no skate park também foi com muita emoção e surpresa para o jovem de 23 anos.
Além dos esportes já citados, modalidades como a ginástica, o atletismo e o vôlei de praia, com as também medalhistas douradas Duda e Ana Patrícia, também contaram com novidades. Gabriel Medina e Tati Weston-Webb puxaram a fila no surfe, enquanto Edival Pontes representou o pódio brasileiro no Taekwondo.