Com o encerramento da Olimpíada de Paris em 2024, o foco mundial se volta para Los Angeles, que sediará a próxima edição do maior evento esportivo do planeta em 2028. O programa olímpico ainda está sendo definido, e muitas expectativas cercam as modalidades que poderão integrar a competição.
Os últimos jogos trouxeram estreias de novos esportes e a aposentadoria de outros.
SUBSTITUIÇÃO!
🔻Sai: Paris 2024
✅Entra: Los Angeles 2028 #Paris2024 #OlimpíadasNaCazéTV pic.twitter.com/j5bKn3yufy— CazéTV (@CazeTVOficial) August 11, 2024
Breaking ficará de fora?
A única modalidade estreante em Paris 2024, o breaking, não deve fazer parte do programa das Olimpíadas de Los Angeles. A modalidade foi votada como ‘esporte opcional’ pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), mas não foi aprovada na reunião realizada na Índia.
No entanto, isso não significa que o breaking esteja fora das Olimpíadas para sempre. Em 2032, nos jogos de Brisbane, Austrália, a modalidade pode ser votada novamente e retornar ao programa olímpico. A decisão de excluir o breaking em Los Angeles gera debates sobre a inclusão de esportes que atraem o público jovem.
Surfe e skate permanentes nas Olimpíadas?
O surfe e o skate fizeram suas estreias em Tóquio 2020 e nas Olimpíadas de Paris foram incluídos como esportes opcionais. Porém, a partir dos Jogos de Los Angeles 2028, essas duas modalidades ganharão um novo status.
Ambos foram aprovados pelo COI para serem esportes obrigatórios nos próximos Jogos. O sucesso entre o público jovem e a repercussão nas redes sociais foram fatores determinantes para a permanência dessas modalidades. A escalada também se junta ao surfe e ao skate como esporte permanente nos Jogos Olímpicos. Em contrapartida, o karatê, que estreou em Tóquio mas ficou de fora em Paris, não será considerado para Los Angeles, nem mesmo como esporte opcional.
Qual o futuro do Rugby Sevens?
Introduzido nas Olimpíadas do Rio 2016, o rugby sevens se tornou parte do programa permanente em Tóquio 2020. A modalidade continuará sua trajetória em Los Angeles 2028.
A popularidade do esporte nos Estados Unidos, que conquistou a medalha de bronze com a equipe feminina em Paris, e o formato dinâmico das partidas (geralmente disputadas em dois ou três dias) contribuíram para a permanência do rugby sevens nas Olimpíadas.
Quais modalidades podem estrear em Los Angeles?
Com a constante evolução do programa olímpico, novas modalidades podem fazer suas estreias nos Jogos de 2028. Entre os esportes cotados, destacam-se o críquete, muito popular em diversos países, e o eSports, que já mostrou grande apelo entre os jovens de todo o mundo.
A decisão final caberá ao COI, que avaliará a viabilidade e o impacto dessas modalidades no evento. A inclusão de novos esportes é sempre uma oportunidade de modernizar os Jogos e atrair novas audiências.
Além disso, a cidade sede terá influência na escolha final das modalidades, podendo optar por esportes com maior identificação cultural e popularidade local.
- Críquete
- eSports
- Bola Basca
- Baseball/Softball