Pela quarta Olimpíada consecutiva, os Estados Unidos ficaram em 1° lugar no quadro de medalhas das competições. Assim como ocorreu em Tóquio, os estadunidenses só passaram a China no último dia dos Jogos Olímpicos. No entanto, dessa vez os dois países empataram em número de ouros e o desempate ficou na quantidade de pratas (44 a 27). O Brasil, por sua vez, terminou na 20ª posição, com três ouros, sete pratas e dez bronzes. Em Tóquio foram sete ouros, seis pratas e oito bronzes.
No limite
Neste domingo, a seleção feminina de basquete dos EUA venceu a França por 67 a 66 e atingiu o topo do quadro de medalhas. Os dois times estavam empatando até os minutos finais do jogo e a vitória veio somente nos últimos segundos da partida. Desta forma, eles encerram os Jogos Olímpicos de Paris com 40 ouros, 44 pratas e 42 bronzes, totalizando 125 medalhas. A China fechou com 40 ouros, 27 pratas e 24 bronzes, finalizando com 91 medalhas.
Hegemonia dos Estados Unidos
A última vez que os Estados Unidos não teve a liderança em ouros foi justamente contra a China, quando foram derrotados pelos asiáticos no ano de 2008, em Pequim por 48 medalhas a 36. Em relação ao total de medalhas, a última vez que ficaram atrás foi em Barcelona 1992, quando a Comunidade dos Estados Independentes (antiga União Soviética) somou 112 medalhas, contra 108 dos EUA.
Brasil em Paris
O Brasil somou apenas três ouros nos Jogos de Paris, resultado inferior ao das edições de Tóquio e Rio, quando ficou em primeiro lugar sete vezes. Esse foi seu pior desempenho desde Londres, em 2012. Contudo, o país somou 20 medalhas ao todo e foi a segunda melhor participação de sua história em Olimpíadas, sendo superada apenas por Tóquio, quando subiu ao pódio 21 vezes.
Foram três ouros, sete pratas e dez bronzes em Paris, terminando na 20ª posição do quadro de medalhas. O destaque ficou para as mulheres, que conquistaram todos os ouros e pela primeira vez na história conquistaram mais pódio que os homens. Das 20 medalhas conquistadas, 12 delas vieram delas. Beatriz Souza (judô), Rebeca Andrade (ginástica artística) e Duda e Ana Patrícia (vôlei de praia) conquistaram os ouros para o país.