Em um duelo histórico entre seleções que nunca haviam chegado às semifinais dos Jogos Olímpicos, a Itália dominou a Turquia e venceu por 3 sets a 0, com parciais de 25/22, 25/19 e 25/22. O destaque da partida foi Paola Egonu, que marcou 24 pontos e liderou a equipe italiana rumo à decisão. Com essa vitória, a Itália enfrentará os Estados Unidos no próximo domingo (11), na final olímpica, buscando impedir o bicampeonato das americanas. A Turquia, por sua vez, disputará a medalha de bronze contra o Brasil no sábado (10).
ITALY 🇮🇹 TO CHALLENGE 🇺🇸 FOR GOLD!
The reigning #VNL champions will face defending Olympic champions USA 🇺🇸 on Sunday in the gold medal 🥇 match in @paris2024 😳!
➡️ Aug 8 results & stats: https://t.co/zWteoaQCqt.
🛍️ Buy your Olympic #volleyball : https://t.co/ka1N7n1c8f.
— Volleyball World (@volleyballworld) August 8, 2024
O jogo começou com a Turquia saindo na frente, mas a Itália logo reagiu. Sob o comando de Egonu, que marcou 11 pontos no primeiro set, as italianas fecharam a parcial em 25 a 22. A capitã Miriam Sylla também se destacou, com cinco pontos, enquanto pela Turquia, Melissa Vargas foi a principal pontuadora, com seis pontos, mas cometeu erros que prejudicaram a equipe.
No segundo set, a Turquia mais uma vez começou bem, mas a Itália retomou o controle na reta final. O técnico italiano Julio Velasco chegou a poupar Egonu, substituindo-a por Ekaterina Antropova, que entrou em grande forma e contribuiu com cinco pontos, incluindo um ace decisivo que garantiu a vitória por 25 a 19.
O terceiro set foi o mais equilibrado, com a Turquia dominando a maior parte do tempo. Porém, a Itália reagiu no momento crucial, contando com o bloqueio eficiente de Sarah Fahr e um ataque final de Sylla para fechar o set em 25 a 22 e selar a vitória. Pela primeira vez, a Itália disputará a final olímpica de vôlei feminino, enquanto a Turquia buscará a medalha de bronze contra o Brasil.