França e Alemanha entraram em quadra nesta quinta-feira (8) e fizeram um duelo digno de semifinal de Olimpíada e de duas gigantes do basquete masculino. Por pouco, os anfitriões levaram a melhor, 73×69, e disputarão a medalha de ouro contra o vencedor de Estados Unidos e Sérvia. Os atuais campeões do mundo terão de se contentar com, no máximo, uma medalha de bronze.
DIRECTION LA FINALE ! 🇫🇷🇫🇷🇫🇷
📸 Getty#AllezLesBleus #Paris2024 pic.twitter.com/81T7LMBI0Y
— Equipe France (@EquipeFRA) August 8, 2024
Os bleus começaram sem muito foco e viram os alemães abrirem 25×18 no primeiro quarto, com grande atuação da dupla Dennis Schroder, armador do Brooklyn Nets, e Franz Wagner, ala do Orlando Magic. Os dois seriam o destaque alemão ao longo da partida.
Porém, o clima mudou no segundo quarto e os donos da casa seguraram os campeões mundiais e permitiram apenas oito pontos. Os franceses também não praticaram um basquete de brilhar os olhos, mas, comandados por Victor Wembanyama e Guerschon Yabusele, marcaram 15 pontos e deixaram o jogo empatado em 33×33 no intervalo.
A França conseguiu uma parcial de 23×17 no terceiro quarto e o jogo foi todo aberto para o período decisivo, já denotando que a emoção permearia o final do jogo. Faltando 4 minutos, os bleus chegaram a abrir quase dois dígitos de vantagem, mas uma boa sequência da Alemanha, com duas bolas de três, uma de Andreas Obst e outra de Wagner, além de outra de dois de Schroder, quase trouxeram a equidade no placar.
O final da partida ficou tradicionalmente picado, com a França forçando marcações de falta da Alemanha para decidir o jogo nos lances livres, enquanto os visitantes apostavam no fastbreak e timeouts para uma eventual bola de três que levaria o jogo à prorrogação. Mas, um turnover crucial de Franz Wagner deu a posse aos franceses com menos de um minuto de relógio, selando a classificação dos bleus por quatro pontos.
Apesar da derrota, o cestinha da partida foi Dennis Schroder, com 18 pontos e quatro assistências. Do outro lado, destacam-se Yabusele e Isaia Cordinier, com 17 e 16 pontos, respectivamente.
Agora, a França espera o vencedor da partida entre EUA e Sérvia, que ocorre nesta quinta-feira, às 16h. A partida valendo a medalha de ouro será no sábado, às 16h30.