Nesta quinta-feira, 8, Duda e Ana Patrícia entraram em quadra em busca de uma vaga na final olímpica do vôlei de praia. Em duelo contra as australianas Taliqua Clancy e Mariafe del Solar, dupla que eliminou Carol e Bárbara,
A partida começou com o domínio brasileiro, mas com muito equilíbrio entre as duas equipes. Dessa forma, Ana Patrícia e Duda se mantiveram na frente do placar durante grande parte do primeiro, mas começou a errar alguns pontos e, em poucos minutos, a dupla perdeu seus dois desafios.
Com isso, as australianas cresceram de produção, muito em função do saque encaixado de Mariafe del Solar. Além disso, e Clancy se destacando no ataque. Na reta final, o Brasil ficou em desvantagem e acabou derrotado no primeiro set, a primeira derrota em parcial da dupla brasileira durante toda a competição.
No segundo set, a tensão pairava no ar e o jogo seguiu muito equilibrado, mas as brasileiras conseguiram virar melhor as bolas sacadas e confirmaram alguns serviços em sequência. A partida estava tendo muitas trocas, com pontos muito bem jogados. Ana Patrícia e Duda empataram o jogo, levando a segunda parcial por 21 a 15.
A decisão ficou para o tie-break, set final com pontuação reduzida, disputa até os 15 pontos. Com pontos muito disputados, a última parcial não se diferenciou das demais, seguindo muito equilibrada. No momento decisivo, a equipe brasileira cresceu e fechou o jogo com um 15 a 12. Na decisão, Duda e Ana Patrícia irão encarar o time canadense em busca de mais uma medalha de ouro.