Após uma campanha invicta até as quartas de final, a dupla brasileira Evandro e Arthur Lanci foi eliminada dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 ao perder para os suecos Ahman e Hellvig. A partida, realizada na tarde desta terça-feira (6), terminou com a vitória dos europeus por 2 sets a 0, com parciais de 21/17 e 21/16, encerrando o sonho olímpico dos brasileiros.
Arthur e Evandro são derrotados nas quartas de final do vôlei de praia para a dupla top 01 do mundo.
2-0 para os suecos, parciais de 21-17 e 21-16.
Jogaram muito, meninos! Parabéns!#JogosOlímpicos #TimeBrasil #Paris2024 pic.twitter.com/vEXpK97cud
— Time Brasil (@timebrasil) August 6, 2024
A dupla sueca entrou em quadra confiante e rapidamente abriu uma vantagem de quatro pontos, dificultando as chances de reação dos brasileiros. Evandro tentou reverter a situação com boas jogadas, mas o bloqueio eficiente de Hellvig e os ataques precisos de Ahman complicaram a vida dos brasileiros, que cometeram muitos erros. Nem as tentativas de reorganização lideradas por Arthur foram suficientes para equilibrar o jogo. O primeiro set foi encerrado em apenas 22 minutos, com a vitória dos suecos por 21/17.
No segundo set, Evandro e Arthur tentaram acompanhar o ritmo dos adversários, mas só conseguiam pontuar quando os suecos cometiam erros. A dupla número 1 do mundo, que já havia perdido dois jogos na competição, confirmou seu favoritismo ao vencer o segundo set por 21/16, eliminando os brasileiros da disputa.
Em sua primeira participação olímpica, Arthur Lanci refletiu sobre a atuação da dupla e destacou a importância da parceria com Evandro. “Acho que o sistema defensivo dos dois lados estava muito bom, mas o nosso side-out não foi tão eficiente quanto o deles. Agora, é trabalhar mais, porque eu sei que a gente tem condições de ganhar desse time. Daqui a uma semana, a gente viaja para um novo circuito mundial. Só tenho a agradecer ao Evandro, pelo que ele fez por mim aqui, por acreditar em mim. Foi maravilhoso jogar com ele”, comentou Arthur.
Para Evandro, que alcançou seu melhor desempenho em Olimpíadas ao chegar às quartas de final em Paris, a derrota foi difícil de digerir. “A gente vinha de uma sequência muito boa, jogando muito bem, apresentando um voleibol muito bom. Isso dava mais confiança, e hoje não consegui apresentar um bom voleibol. Nosso sistema defensivo funcionou, mas a virada de bola não foi tão legal como a gente queria que fosse. Só quero agradecer ao Arthur, porque ele saiu da zona de conforto, nós saímos. Fomos para a vitória. Vai doer bastante essa derrota. Mas é isso, levantar a cabeça que semana que vem a gente já viaja pra Hamburgo para o circuito mundial”, lamentou Evandro.