As oitavas de final do torneio masculino de vôlei de praia na Olimpíada de Paris 2024 estão definidas, e as duplas brasileiras seguem firmes na competição. Evandro e Arthur, assim como George e André, garantiram a classificação para a próxima fase e, devido ao sorteio, só poderão se enfrentar em uma eventual final.
Evandro e Arthur, atualmente na nona posição do ranking mundial, enfrentarão a dupla holandesa formada por Steven van de Velde e Immers, que ocupa o oitavo lugar. Por outro lado, George e André, a segunda melhor dupla do mundo, terão um confronto difícil contra os alemães Ehlers e Wickler, que estão em terceiro no ranking mundial. Os jogos das oitavas de final estão programados para domingo (4) e segunda-feira (5), mas os horários exatos ainda não foram divulgados.
Steven van de Velde, adversário de Evandro e Arthur, possui um histórico controverso. O holandês foi condenado a quatro anos de prisão no Reino Unido em 2016 pelo estupro de uma menina de 12 anos em 2014, quando ele tinha 19. Ele cumpriu parte da sentença antes de retornar à Holanda, onde retomou sua carreira no vôlei de praia em 2017. Van de Velde foi recebido com vaias ao estrear na Olimpíada de Paris.
Arthur e Evandro, do vôlei de praia, enfrentarão nas oitavas a dupla Holandesa, que é formada por Steven Van de Velde, o jogador condenado por estuprar uma menina de 12 anos. pic.twitter.com/lLG7WxjuTb
— Sisi • Esportes Olímpicos 🛹 (@sisiesportes) August 3, 2024
Na fase de grupos, Evandro e Arthur foram impecáveis, vencendo todos os três jogos que disputaram sem perder um set sequer, o que lhes garantiu a liderança do Grupo E. Já George e André tiveram um desempenho mais irregular, com uma vitória e duas derrotas no Grupo D, mas evitaram a repescagem ao terminarem entre os melhores terceiros colocados.
O Brasil possui uma longa e bem-sucedida história no vôlei de praia olímpico, acumulando 13 medalhas desde a estreia da modalidade nos Jogos de Atlanta 1996: três de ouro, sete de prata e três de bronze. No entanto, nos Jogos de Tóquio 2020, pela primeira vez, os brasileiros não conseguiram subir ao pódio, tanto no feminino quanto no masculino.
Confrontos das oitavas de final do vôlei de praia masculino na Olimpíada de Paris 2024:
- Cherif/Ahmed (Catar) x Dupla vinda da repescagem
- Partain/Benesh (EUA) x Cottafava/Nicolai (Itália)
- Evandro/Arthur (Brasil) x van de Velde/Immers (Holanda)
- Ahman/Hellvig (Suécia) x Díaz/Alayo (Cuba)
- Ehlers/Wickler (Alemanha) x George/André (Brasil)
- Perusic/Schweiner (República Tcheca) x Boermans/de Groot (Holanda)
- Bryl/Losiak (Polônia) x Herrera/Gavira (Espanha)
- Dupla vinda da repescagem x Mol/Sorum (Noruega)