Neste sábado, França e Brasil se enfrentaram pelas quartas de final do futebol feminino da Olimpíada de Paris 2024. Com direito a pênalti defendido e 16 minutos de acréscimos, a seleção brasileira venceu as anfitriãs pela primeira vez na história e passou à semifinal novamente.
VITÓRIA E CLASSIFICAÇÃOOOOO! 🇧🇷
É O BRASA NA SEMIFINAL DAS OLIMPÍADAS DE PARIS! QUE ORGULHOOOOOO! ISSO É BRASIL! 💚💛 pic.twitter.com/hlPzzncTo1
— Seleção Feminina de Futebol (@SelecaoFeminina) August 3, 2024
A França começou o jogo melhor e, logo aos 11 minutos, conseguiu um pênalti a seu favor, após Delphine Cascarino ser derrubada por Tarciane. Mas, no caminho entre Karchaoui e o gol tinha Lorena. O paredão brasileiro acertou o canto e jogou a cobrança francesa para a linha de fundo em sua segunda defesa de pênalti nos Jogos.
As francesas ainda chegaram a carimbar a trave da goleira brasileira, mas a primeira etapa acabou em branco.
Em um segundo tempo tenso e com chumbo trocado, estava evidente que um gol sairia no tempo normal. E felizmente foi do Brasil, após lambança da defesa das bleus, Gabi Portilho roubou a bola e deslocou a goleira Picaud para abrir o placar. Com a vantagem, o Brasil se fechou e teve que aguentar os insanos 16 minutos acrescidos pela árbitra.
No tempo extra, Gabi Portilho conseguiu interceptar outro passe de Picaud e quase fez o segundo para matar o jogo, mas a bola bateu na trave e se perdeu na linha lateral. Independemente, as brasileiras seguraram o resultado e eliminaram as anfitriãs em um jogo que certamente ficará para a história.
“É tudo fruto de um trabalho. Às vezes as pessoas não sabem o que estamos trabalhando aqui dentro. E as pessoas de foram criticam sem saber o que está acontecendo. Infelizmente é futebol e nem sempre jogando bem o resultado vem. Mas quero deixar claro que isso aqui é o Brasil, não vai faltar dedicação e entrega contra o próximo adversário. Foi na raça, foi na entrega e o grupo está de parabéns!”, declarou Lorena ao fim da partida.
Agora, as atletas se preparam para uma dura semifinal contra a algoz Espanha, atual campã mundial e nação da melhor jogadora do mundo, Aitana Bonmatí. A partida está marcada para terça-feira (6), às 16h. Vale lembrar que, na fase de grupos, a Espanha venceu o Brasil por 2×0.