Nesta sexta-feira, 2, Teddy Riner, o maior judoca da história dos pesos-pesados, conquistou mais uma medalha de ouro. Desta vez em casa, em Paris, o francês celebrou o título olímpico ao lado da sua torcida, mas deixou um recado especial para o Brasil. Tricampeão da categoria, o atleta carrega um carinho pelo público brasileiro.
Em entrevista ao ‘SporTV’, Riner arriscou algumas palavras em português, mas acabou deixando o recado em francês mesmo. “Eu já passei muito tempo no Rio de Janeiro. Muito obrigado, Brasil. Muito obrigado por tudo”, disse o judoca. O campeão viveu um dos grandes momentos da sua carreira em terras cariocas.
CHAMPION OLYMPIQUEEEEE 🥇
Teddy Riner continue d’écrire sa légende en inscrivant un nouveau titre olympique à son palmarès ! LE GOAT TOUT SIMPLEMENT. 🐐#AllezLesBleus #Paris2024 pic.twitter.com/wprsxbU0Wa
— Equipe France (@EquipeFRA) August 2, 2024
Em 2016, na Olimpíada do Rio de Janeiro, Teddy Riner se consagrou bicampeão olímpico da categoria mais pesada do judô. Além disso, o francês subiu no pódio ao lado de Rafael Silva, o Baby, que faturou a bronze por meio da repescagem. No entanto, sua relação com o Brasil se estendeu, pois o atleta comprou um apartamento em Copacabana e, esporadicamente, passa um tempo em solo carioca.
Com a vitória diante de Kim Min-Jong, da Coreia do Sul, Riner retomou a majestade na categoria, já que foi bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ao todo, o francês tem uma coleção de seis medalhas olímpicas e deve ampliar ainda nesta edição, com uma possível conquista na disputa por equipes, junto a delegação da França.