Nesta sexta-feira, 1, uma semana após a abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, o Brasil finalmente conquistou sua primeira medalha de ouro. Na modalidade que mais rendeu pódios na nossa história olímpica, Beatriz Souza brilhou na categoria +78kg e se sagrou campeã olímpica, em duelo diante da israelense Raz Hershko. Conheça mais da judoca que fez história!
Beatriz Souza é paulista, nascida na pequena cidade de Itariri, no litoral do estado. Aos 26 anos, a judoca conquistou o maior feito de sua carreira, que foi o ouro olímpico. Porém, antes disso, percorreu uma longa estrada e construiu uma história no esporte, que a credenciou para subir no degrau mais alto do pódio.
Ver essa foto no Instagram
Bia tem um histórico de medalhas nos Jogos Pan-Americanos, com duas bronzes na mesma categoria nas últimas duas edições, em Lima, em 2019, e em Santiago, em 2023. Além disso, a judoca tem quatro títulos do Campeonato Pan-Americano de judô, sendo a atual tricampeã consecutiva dos +78kg.
Atleta do Esporte Clube Pinheiros, Beatriz se espelha em um dos maiores nomes do judô brasileiro, o duas vezes medalhista olímpico Leandro Guilheiro. No entanto, a atleta tem a sorte de contar com o ídolo como seu principal treinador e compartilhou com o SportBuzz, com exclusividade, que ele é sua maior referência no judô.
Em 2023, Bia foi eleita a melhor judoca da temporada, em premiação organizada pela Confederação Brasileira de Judô. Antes da Olimpíada de Paris, ela falou sobre esse prêmio com a nossa equipe. “Foi incrível ganhar esse prêmio, não estava esperando. Foi de uma forma especial, me deixou mais confiante, mostrou que estou no caminho certo e não tenho dúvidas que isso vai fazer diferença daqui uns dias”, disse a atleta ao SportBuzz.