Nesta segunda-feira (29), a judoca carioca Rafaela Silva, competindo na categoria peso-leve (até 57kg), mostrou-se promissora nas fases preliminares, mas sofreu duas derrotas consecutivas, na semifinal contra a sul-coreana Mimi Huh e na disputa pelo bronze contra a japonesa Haruka Funakubo, ficando fora do pódio na Arena do Campo de Marte.
Na semifinal, Rafaela Silva enfrentou sua quinta derrota consecutiva para Mimi Huh. Na disputa pelo bronze, a brasileira foi desclassificada devido a uma técnica ilegal, repetindo o ocorrido em sua primeira participação olímpica, em Londres 2012.
“É muito difícil, o pessoal que acompanha na França realmente aprecia o judô. Mas eu queria a medalha, trabalhei muito. Queria estar dando outra entrevista aqui. Peço desculpas, porque hoje não consegui. A gente se conhece muito, eu estou nesta categoria desde 2008 e já enfrentei muitas vezes essas adversárias. Hoje a diferença foi no detalhe e, no meu detalhe, acabei falhando e fiquei sem a medalha”, desabafou Rafaela, emocionada, após a derrota na disputa pelo bronze.
rafaela silva você foi gigante e é a nossa campeã!!! você foi roubada e não precisa pedir desculpas porque você é a melhor 😭❤️ pic.twitter.com/9h2kjO8K83
— matheus (@whomath) July 29, 2024
Como foi a luta pelo bronze?
Desde o início do combate, Rafaela Silva demonstrou agressividade, quase encaixando um uchi-mata logo no começo. Ela buscou uma projeção para finalizar a luta, mas não teve sucesso. Recebeu um shido (punição) na sequência, e a japonesa também foi punida por falta de combatividade pouco depois.
A luta foi para o Golden Score, com uma disputa tensa e muita briga pela pegada. Rafaela sofreu outra punição por falta de combatividade, aumentando a pressão sobre a brasileira, que acabou não conseguindo assegurar uma medalha.
Com 4min26s de combate, veio uma punição para a japonesa por movimento ilegal. A próxima punição poderia definir a luta para qualquer um dos lados, e ela veio para Rafaela. Ao tentar uma projeção, a brasileira mergulhou a cabeça no tatame, o que é proibido. Após revisão de vídeo, a técnica ilegal foi confirmada e Rafaela foi desclassificada.