Bruno Fratus, um dos principais nomes da natação brasileira, anunciou que não irá competir nas Olimpíadas de Paris. Medalhista de bronze nos 50m livre, o nadador revelou que não se sente apto a disputar mais uma competição deste porte e, mesmo assim, reconhece estar satisfeito com sua decisão, em entrevista ao ‘Esporte Espetacular’.
Há dois meses, em fevereiro deste ano, Fratus passou por uma cirurgia no joelho, que claramente impactou na sua rotina de treinos. Assim, o atleta vem se dedicando a recuperação dessa lesão e ainda não se sente pronto para disputar a seletiva brasileira para a Olimpíada, que acontecem entre os dias 6 e 11 de maio, no Rio de Janeiro.
Ver essa foto no Instagram
“É uma decisão difícil, bem complicada, mas estou em paz com ela. Analisando o cenário, a competição, já não acredito mais que eu consiga estar em forma para disputar a prova, brigar pela medalha de ouro (nas Olimpíadas). Aí, para de fazer sentido”, disse o medalhista olímpico ao ‘GE’.
Antes de tomar a decisão de abrir mão da Olimpíada, Fratus entrou em contato com os dirigentes da natação brasileira e pediu para obter o índice olímpico após as seletivas, até o dia 23 de junho, data limite internacional. No entanto, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos não abriu uma exceção para o nadador.
O que mais pesou na decisão de Bruno foram as cirurgias em sequência. Além da operação no joelho, o brasileiro teve outros três procedimentos desde o final de 2022, todas elas no ombro direito. Em suas redes sociais, o atleta escreveu um texto e detalhou todos os pontos que culminaram nesta escolha.