No circuito urbano mais famoso do mundo, com os pontos de ultrapassagem mais difíceis, Ayrton Senna construiu seu reinado
Ayrton Senna é detentor de uma série de recordes na Fórmula 1, o que mostra o seu domínio na categoria e o tamanho de sua relevância. Em uma época muito equilibrada, com campeões que se alternavam a cada temporada, o tricampeão mundial foi capaz de criar uma dinastia em um dos circuitos mais emblemáticos e complicados do calendário. Não à toa, o brasileiro é conhecido com o Rei de Mônaco.
Senna é o piloto que mais vezes venceu em um mesmo circuito: com seis vitórias no GP de Mônaco, o brasileiro se tornou um especialista na pista urbana mais famosa da Fórmula 1. Ao longo de sua carreira, o piloto defendeu quatro equipes e, com exceção da Williams, que não teve a oportunidade de disputar o circuito, impressionou com todos os carros que pilotou.
Tanto nas pistas, quanto na vida, Ayrton Senna nos ensinou que é através do estímulo e da perseverança que o ser humano é capaz de evoluir. Quando foi a última vez que você superou seus limites? 🏁#AyrtonSenna#SennaSempre#Frasepic.twitter.com/eVAkqkgxy5
— Ayrton Senna (@ayrtonsenna) April 22, 2024
A estreia do tricampeão mundial no principado já foi impressionante. Em 1984, pilotando o carro da Toleman, longe de estar entre os favoritos ao pódio, Ayrton Senna largou em 13º e, mesmo com todas as dificuldades de ultrapassagem, escalou o grid inteiro e ameaçou a 1ª colocação de Alain Prost. No entanto, por conta de questões de segurança, a corrida foi interrompida e, apesar do brasileiro ter cruzado a linha de chegada na ponta, ficou em segundo na classificação.
A primeira vitória veio em 1987, no último ano de Lotus. Em atuação dominante, Ayrton não deu chance para os outros pilotos e subiu no degrau mais alto do pódio. Na segunda colocação, formando uma dobradinha brasileira, Nelson Piquet fez companhia ao tricampeão mundial.
As outras cinco vitórias pareceram protocolares. De 1989 a 1993 só existia uma certeza na temporada da Fórmula 1: Ayrton Senna iria vencer o GP de Mônaco. Foram cinco troféus consecutivos, todos defendendo a McLaren e se isolando como maior nome do circuito. Posteriormente, Michael Schumacher se mostrou um grande piloto em território monegasco, mas encerrou sua carreira com cinco títulos no principado, um a menos que o brasileiro.