Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Fórmula 1 / O MAIOR QUE TEMOS!

30 anos sem Ayrton Senna: veja recordes que o piloto braisleiro ainda detém

Mesmo depois de 30 anos de seu fatídico acidente, o piloto brasileiro Ayrton Senna ainda é o detentor de alguns recordes dentro da Fórmula 1; confira

Ayrton Senna - Getty Images
Ayrton Senna - Getty Images

No dia 1 de maio de 1994, Ayrton Senna sofria seu fatídico acidente. A 300 km/h, o piloto brasileiro se chocava contra o muro da curva de Tamburello, na cidade de Ímola, no norte da Itália. Naquele dia, o Brasil se despedia de um de seus maiores heróis esportivos de toda a história. Desde então, 30 anos depois, o tricampeão da Fórmula 1 ainda detém alguns recordes na categoria. Veja agora os marcos impressionantes que ainda pertencem ao paulistano.

Recordes Ayrton Senna:

Rei de Mônaco - o maior vencedor do circuito

Ayrton Senna é o maior vencedor da história do GP de Mônaco. Com apresentações memoráveis, seja com a Toleman, Lotus ou McLaren, o brasileiro pilotava com maestria pelas ruas do principado. Assim, com seis vitórias no total, sendo cinco delas consecutivas, entre 1989 e 1993, o tricampeão mundial é o piloto que mais vezes subiu no degrau mais alto do pódio no circuito. Michael Schumacher até tentou superar Senna, mas deixou a categoria com cinco triunfos em território monegasco. 

Pole Positions consecutivas

Mesmo competindo em uma época muito equilibrada na Fórmula 1, Ayrton Senna segue com o recorde de mais pole positions consecutivas. A sequência começou no GP da Espanha, disputado no Circuito de Jerez, na temporada 1988, ano do primeiro título mundial do brasileiro, e se encerrou em Phoenix, no GP dos Estados Unidos, em 1989. Neste período, o piloto largou na primeira colocação em oito provas seguidas, com vitórias no Japão, San Marino, Mônaco e México. Na história, Senna é o terceiro piloto com mais poles, com 65, apenas atrás de Michael Schumacher, 68, e Lewis Hamilton, 101. 

Pole Positions pela McLaren

Além de suas 65 pole positions em toda sua carreira, Ayrton Senna é o piloto que mais vezes conquistou na história da McLaren. Pela equipe de Woking, da Inglaterra, o brasileiro esteve na primeira colocação da largada em 45 oportunidades.

Maior nome da história da McLaren

A parceria de Ayrton Senna e Alain Prost foi muito marcante no período em que ambos estiveram na equipe. Até hoje, os dois ocupam o posto de maiores vencedores com a escuderia, sendo que o brasileiro venceu 35 vezes na carreira, sendo o maior nome da história do time da Fórmula 1. Além disso, divide com o francês o lugar de pilotos com mais campeonatos mundiais vencidos pela equipe, com três cada.

Maior brasileiro na história da categoria

O Brasil já teve o prazer de ver muitos bons pilotos correndo pelas pistas da Fórmula 1, como Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Rubens Barrichello, Felipe Massa, entre outros. Mesmo assim, nenhum conseguiu chegar perto do que Senna foi. Ayrton é o maior vencedor brasileiro da categoria, com 41 vitórias, e o recordista de poles, com 65 em toda a sua carreira, mais que o dobro que o segundo colocado da lista, Piquet (24).

Ayrton Senna - Créditos: Getty Images
Ayrton Senna - Créditos: Getty Images

Qualificações seguidas no top 10 

Ayrton sempre foi ótimo piloto em qualificações, tendo somente uma corrida que não conseguiu se qualificar: o Grande Prêmio de San Marino de 1984. Mas, a partir do Grande Prêmio dos Países Baixos de 1985, se deu início a uma sequência insana. Até o trágico Grande Prêmio de San Marino de 94, Senna esteve no top 10 das qualificações em todos os GPs que disputou. Sua pior posição foi um duplo 8º lugar. Foram quase 10 temporadas, somando 137 GPs, com uma boa diferença para o segundo com mais GPs seguidos no top: Alain Prost (109).

Vitórias de ponta a ponta

Por mais impressionante que possa parecer, vencer uma corrida da Fórmula 1 largando em primeiro e terminando em primeiro, sem ceder sua posição em nenhum momento, é algo que acontece. E Ayrton Senna foi muito bom nisso. Em toda sua carreira, o brasileiro teve 19 vitórias de ponta a ponta, sendo líder no quesito, com o britânico Lewis Hamilton ainda empatado pela primeira colocação.

Mais vitórias consecutivas em um mesmo circuito

Que Senna é o Rei de Mônaco, isso todos já sabem. E o Grande Prêmio monegasco representa mais um recorde para a extensa lista de marcas impressionantes conquistadas pelo brasileiro. O piloto é o recordista de vitórias consecutivas em um mesmo circuito, com cinco triunfos seguidos na pista de Monte Carlo.

Curva mais famosa do Autódromo de Interlagos

Todos já devem ter escutado o nome “S de Senna” pelo menos uma vez na vida. A curva fica no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e nem era para se chamar assim. Em 1989, a cidade paulista queria voltar ao calendário da Fórmula 1 e estava construindo o novo circuito, com um debate sobre como poderiam encurtar a pista. Foi enquanto Senna sugeriu que fosse construída uma ligação entre o anel externo e o miolo, em um mergulho em forma de S. Os jornalistas ali presentes perguntaram se o nome seria “S do Senna”, mas o piloto respondeu que deveria se chamar “Curva Chico Landi”, em homenagem a um de seus maiores ídolos, o ex-piloto e ex-administrador do autódromo, Chico Landi.

Ayrton Senna - Créditos: Getty Images
Ayrton Senna - Créditos: Getty Images

Kartódromo de Interlagos Ayrton Senna

Com apenas 13 anos, o jovem Ayrton começou a competir e levar o automobilismo com mais seriedade na vida. Incentivado desde o início pelo pai, Senna estreou oficialmente em uma corrida de kart em julho de 1973. Nesta mesma prova, o piloto conquistou sua primeira vitória e já demonstrou um pouco do que estava por vir nos próximos anos. O primeiro troféu do paulista foi conquistado no Kartódromo de Interlagos, que, atualmente, leva o nome do tricampeão mundial como homenagem.