A NFL intensificou sua estratégia de expansão no mercado brasileiro e está em negociações com a Globo para a transmissão de partidas no SporTV, canal por assinatura do grupo. A informação foi publicada nesta sexta-feira (18) pela Folha de S.Paulo.
Atualmente, os direitos de transmissão da NFL no Brasil estão divididos entre a ESPN, que exibe os jogos desde 1992, e a RedeTV!, que transmite partidas em TV aberta desde 2022. O contrato com a emissora aberta pode ainda ser renovado. No entanto, mesmo com acordos vigentes, a liga vê na Globo uma vitrine estratégica para aumentar seu alcance e consolidar a marca no país.
Entre os confrontos que podem compor o novo pacote de transmissão está o aguardado duelo entre Los Angeles Chargers e Kansas City Chiefs, marcado para o dia 5 de setembro, na Neo Química Arena, em São Paulo. Esta será a segunda partida oficial da NFL no Brasil, e o evento tem o apoio de uma multinacional do setor alimentício, patrocinadora da liga, interessada em ampliar sua visibilidade no mercado brasileiro.
Ainda segundo a Folha, não é a primeira vez que a NFL tenta se aproximar da Globo. Houve tratativas semelhantes em 2020 e 2024, mas que acabaram não avançando.
🚨 URGENTE: A NFL ofereceu jogos à Globo e emissora abre negociações para ter futebol americano.
via UOL/Gabriel Vaquer pic.twitter.com/D0SYSftUWT
— Endzone Brasil (@Endzone_Brasil) July 18, 2025
Valorização comercial da NFL impulsiona interesse global
Enquanto amplia seu alcance internacional, a NFL também vê uma valorização sem precedentes nos espaços publicitários de suas transmissões nos Estados Unidos. De acordo com o site especializado Adweek, a NBCUniversal, detentora dos direitos da liga nos EUA, está negociando cotas comerciais de até US$ 8 milhões por 30 segundos de inserção.
Inicialmente, os espaços publicitários para a nova temporada estavam sendo vendidos por cerca de US$ 7 milhões, mas a alta demanda esgotou rapidamente as cotas. Com isso, a NBC passou a priorizar anunciantes dispostos a investir não apenas nos jogos da NFL, mas também em outras grandes atrações do seu portfólio, como as Olimpíadas de Inverno e a NBA.
Essa política de valorização comercial segue o modelo adotado pela Fox durante a transmissão do Super Bowl 59, quando os preços das cotas aumentaram de forma semelhante. A estratégia levou a emissora a bater recorde de faturamento, com cerca de US$ 800 milhões em receitas publicitárias.