O primeiro jogo da NFL realizado no Brasil, entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers, na última sexta-feira (6), na Neo Química Arena, gerou polêmica envolvendo as condições do gramado. O astro do basquete LeBron James usou o X (antigo Twitter) para criticar o campo, destacando os problemas que os jogadores enfrentaram no início da partida, quando vários deles escorregaram em jogadas de ataque e defesa.
A empresa responsável pela manutenção do gramado, World Sports, afirmou que o problema poderia ter sido evitado se os atletas tivessem seguido uma recomendação feita antes do duelo: trocar as travas das chuteiras para se adaptarem melhor ao tipo de grama do estádio.
“Se você observar, o gramado estava firme. Aconteceu no começo do jogo, mas, uma vez que os jogadores trocaram as travas, o problema deixou de existir. A instrução de usar travas diferentes foi dada antes, e não sei exatamente por que motivo nem todos os jogadores seguiram”, explicou Roberto Gomide, presidente da World Sports, ao portal UOL.
Ver essa foto no Instagram
Gomide também destacou que o gramado da Neo Química Arena passou por diversos testes técnicos de tração e densidade nos meses anteriores, e tanto representantes da NFL quanto das equipes aprovaram o local para o jogo. O campo do Corinthians é diferente dos utilizados na maioria dos jogos de futebol americano, sendo um gramado misto com base sintética e cobertura de ryegrass, o que o torna mais rápido.
“O gramado é muito rápido e, ontem, estava úmido devido ao sereno, o que o deixou mais escorregadio. Coisa do jogo. Depois que os jogadores trocaram as travas, o jogo correu perfeitamente. Vimos touchdowns e corridas bem-sucedidas, e os próprios jogadores comentaram que se adaptaram ao campo”, acrescentou Gomide.
Apesar da polêmica inicial, a World Sports garantiu que o gramado resistiu bem ao impacto de uma partida da NFL, que envolve jogadores mais pesados e dinâmicas de jogo diferentes do futebol.
“O gramado resistiu mais do que esperávamos. Agora, é uma questão visual: retirar as linhas e marcações. Esperamos ter um gramado em boas condições para o jogo de quarta-feira”, finalizou Gomide.
Na próxima quarta-feira, a Neo Química Arena será palco do confronto entre Corinthians e Juventude, pelas quartas de final da Copa do Brasil. No jogo de ida, o time gaúcho venceu por 2 a 1, e o Corinthians precisa reverter o placar para avançar na competição.