Ao contrário dos jogos de futebol, o governo de São Paulo confirmou a autorização para bebidas alcoólicas serem comercializadas durante o jogo de futebol americano, na Neo Química Arena. O confronto será o primeiro da NFL a ser realizado na América do Sul, e acontecerá entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers.
A venda de bebidas alcoólicas no estado de São Paulo é proibida desde 1996, por meio de uma lei estadual sancionada meses após uma briga entre torcedores do Palmeiras e São Paulo, que acabou na morte de um jovem de 16 anos. O argumento para que o evento desta sexta-feira, 6, seja diferente é que teria características “culturais e de entretenimento”.
Anitta ensaindo para performance na NFL.
— Anitta Magazine (@anittamagazine.com) Sep 5, 2024 at 21:02
Em nota, o governo justificou a decisão com o motivo afastando a incidência da proibição prevista pela lei: “O Governo de São Paulo informa que o evento “NFL Football Experience” tem características culturais e de entretenimento e, portanto, está afastada a incidência da proibição prevista no inciso I do artigo 5º da Lei nº 9.470, de 27 de dezembro de 1996 (venda de bebida alcoólica em estádios). Esse entendimento, avalizado pela Procuradoria Geral do Estado, está em consonância com decisão do Ministério Público, em 2019, para um pedido da Confederação Brasileira de Rúgbi. O policiamento foi reforçado em ruas e avenidas no entorno do estádio, no transporte público, nas redes hoteleiras e em pontos turísticos e gastronômicos da capital paulista para garantir a segurança do público“.