Com a preocupação de segurança levantada por jogadores do Philadelphia Eagles nos últimos dias, um robusto esquema foi montado para garantir a tranquilidade de todos os envolvidos na primeira partida oficial da NFL no Brasil. Desde a chegada das equipes no Aeroporto de Guarulhos, na noite de quarta-feira (4), até o retorno aos Estados Unidos, na madrugada de sábado (7), os times Eagles e Green Bay Packers serão acompanhados por escoltas da Polícia Militar.
O esquema envolve 946 policiais militares, atuando desde quarta-feira até o final da fan fest NFL Experience, que ocorre no Parque Villa-Lobos no domingo (8). O policiamento inclui forças dos Comandos de Policiamento Metropolitano (CPM), Choque (CPChq), Trânsito (CPTran) e do Corpo de Bombeiros. A escolta das equipes, em particular, está sob a responsabilidade dos policiais especializados do CPChq e CPTran.
“Todo o time, toda a delegação e estafe são acompanhados pelo policiamento especializado de Choque e Trânsito. Contamos com 946 policiais militares envolvidos durante toda a operação para garantir a segurança dos atletas e do público que vai curtir o evento”, declarou a Tenente Nathália Furtunato, porta-voz da corporação, ao ge.
Operação reforçada para jogo na Neo Química Arena
Na sexta-feira (6), dia da partida entre Eagles e Packers na Neo Química Arena, o policiamento será intensificado na Zona Leste de São Paulo, onde está localizado o estádio do Corinthians. A segurança contará com o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), que realizará uma varredura no estádio antes do início do jogo, utilizando cães treinados para detectar explosivos ou outros materiais perigosos.
Além disso, a Polícia Civil participará com nove departamentos, e o patrulhamento preventivo será reforçado pelo Grupo Armado de Repressão a Roubos (Garra) e o Grupo Especial de Reação (GER). Drones e helicópteros também serão usados para monitoramento aéreo, além de equipes antibombas atuando no local.
LINDEZA SEM FIM!
Imagens aéreas da Neo Química Arena quase pronta para a NFL.
📸 Instagram / @FernandoDiasSccp
#Corinthians #NFLBrasil #NFL #Eagles #Packers
— Rodrigo Vessoni (@vessoni.bsky.social) Sep 4, 2024 at 23:13
Atendimento a turistas e orientações ao público
A Divisão Especializada de Atendimento ao Turista (Deatur) contará com uma unidade móvel dentro do estádio para prestar suporte a turistas estrangeiros, com equipes de policiais bilíngues. “Estamos em contato com redes hoteleiras e a organização da NFL, unindo esforços para que tudo ocorra com segurança”, afirmou a delegada Fernanda Herbella, responsável pela Deatur.
A Polícia Militar recomenda que os torcedores usem o metrô para chegar ao estádio, desembarcando nas estações Itaquera ou Artur Alvim, devido à falta de estacionamento nas proximidades. Haverá áreas designadas para táxis e veículos de aplicativos, além de uma chapelaria para os torcedores que chegarem com bolsas ou mochilas, itens que não são permitidos dentro do estádio pela NFL.
NFL confiante na segurança e na experiência brasileira
Luis Martinez, novo diretor do escritório da NFL no Brasil, elogiou o trabalho das autoridades brasileiras. “A segurança é nossa prioridade. Se estamos fazendo esse jogo no Brasil, é porque seguimos todos os protocolos. Estamos confiantes no trabalho realizado por São Paulo e pelas autoridades locais”, declarou Martinez. Ele também destacou o interesse crescente de outros times da NFL em trazer jogos para o Brasil.