Na noite desta quinta-feira, 19, Jim Brown, um dos maiores jogadores da história da NFL, veio a falecer. Além de ter se tornado uma lenda do futebol americano, o ex-atleta se firmou como uma das figuras mais importantes no movimento pelos direitos civis dos afro-americanos. O anúncio da morte foi feito por sua esposa Monique, nesta sexta-feira, 20, por meio das redes sociais.
De acordo com a esposa, Brown morreu em sua casa, em Los Angeles, de forma tranquila. “Para o mundo, ele era um ativista, um ator e uma estrela do futebol americano. Para nossa família, ele era um amoroso e maravilhoso marido, pai e avô. Nossos corações estão partidos”, escreveu na publicação.
LUTO: Jim Brown, um dos maiores jogadores da história da NFL, acaba de falecer, aos 87 anos. 🖤
O ex-running back dos Browns foi 3x MVP e Campeão da NFL, em 1964, e é possivelmente o grande nome da liga na era Pré-Super Bowl.
Jim Brown eterno! pic.twitter.com/HElrwkDUkf
— NFL Brasil (@NFLBrasil) May 19, 2023
Jim Brown, nascido em 1936, foi considerado por muito tempo como o maior jogador de futebol americano de todos os tempos, além de ser praticamente uma unanimidade como running back, posição que o consagrou. Em 2002, por exemplo, o atleta foi eleito o melhor da história do esporte pelo veículo “Sporting News”.
Além de sua dominância no futebol americano profissional, Brown é colocado como o número um da lista dos melhores da categoria universitária, de acordo com uma publicação do “Sporting News” de 2020. Dessa forma, ele tem seu nome cravado nos Halls da Fama da NFL e da competição universitária.
O running back foi draftado em 1957, pelo Cleveland Browns. Na época, o jovem foi a sexta escolha e, de forma meteórica, se tornou um astro da liga. Em sua primeira temporada foi eleito o Melhor Novato e MVP. Ao todo, foram nove anos junto à sua primeira equipe, chegando a três finais e terminando com um título, em 1964. Após sua aposentadoria, com apenas 30 anos, o astro se dedicou a uma curta carreira de ator e ativista social.