A offseason da NBA ganhou um novo protagonista: Damian Lillard. O armador de 34 anos foi oficialmente dispensado pelo Milwaukee Bucks, que decidiu esticar seu contrato por cinco anos para abrir espaço na folha salarial e viabilizar a chegada do pivô Myles Turner, ex-Indiana Pacers. A decisão surpreendeu parte da torcida e causou desconforto em Giannis Antetokounmpo, mas, segundo fontes da liga, deixou Lillard “eufórico” por ter, enfim, controle total sobre seu destino.
Mesmo com médias sólidas de 24,9 pontos, 4,7 rebotes e 7,1 assistências na temporada 2024-25, a parceria entre Lillard, Antetokounmpo e o técnico Doc Rivers não deu os resultados esperados. A equipe foi eliminada logo na primeira rodada dos playoffs, prejudicada por lesões que comprometeram a busca pelo título.
Warriors, Celtics, Lakers e Heat entram na disputa por Lillard
Assim que sua saída dos Bucks foi oficializada, o nome de Damian Lillard passou a ser especulado em diversos times da elite da NBA. De acordo com reportagem publicada por Eric Nehm, Sam Amick e Joe Vardon, do The Athletic, várias franquias demonstraram interesse imediato no armador, incluindo Golden State Warriors, Miami Heat, Boston Celtics e Los Angeles Lakers.
🚨 Lakers are interested in Dame Lillard pic.twitter.com/tjZeY2qHZI
— LakeShowYo (@LakeShowYo) July 2, 2025
“Não surpreendentemente, fontes da liga dizem que Lillard recebeu ligações de várias equipes competitivas logo após a notícia de sua saída dos Bucks. Warriors, Celtics e Lakers estão entre os times que demonstraram interesse em fechar um acordo o quanto antes”, revelou o trio de jornalistas.
A dúvida agora gira em torno dos próximos passos de Lillard: ele deve assinar com uma nova equipe ainda nesta offseason e realizar sua recuperação física sob os cuidados do novo time, ou preferirá esperar até o verão de 2026 para reavaliar o cenário do mercado?
Salário e histórico recente devem pesar nas negociações
O último contrato de Lillard, assinado em sua transição do Portland Trail Blazers para os Bucks, era de US$ 176,2 milhões, e seu valor de mercado segue elevado mesmo após uma temporada abaixo das expectativas em Milwaukee.
O Miami Heat, que esteve próximo de contratá-lo na saga de troca com os Blazers, continua interessado, mas agora enfrenta uma concorrência ainda mais acirrada. Warriors, Celtics e Lakers estão dispostos a fazer propostas agressivas, cada um com ambições claras de brigar pelo título em suas respectivas conferências.