Nesta segunda-feira, 12, Gui Santos teve, mais uma vez, poucos minutos em quadra pelo Golden State Warriors. No entanto, aproveitou bem a oportunidade e se destacou na derrota da equipe para o Minnesota Timberwolves no Jogo 4 da semifinal da Conferência Oeste dos playoffs da NBA.
O brasileiro esteve em quadra por apenas cinco minutos, mas foi eficiente: marcou sete pontos, acertando 75% dos arremessos de quadra (67% em bolas de dois e 100% em bolas de três). Além disso, contribuiu com um rebote, duas assistências, dois roubos de bola e terminou com o melhor plus/minus da equipe na partida: +14. Mais uma vez, Gui provou ao técnico Steve Kerr que pode — e merece — ter mais minutos em quadra.
Comparação de Gui Santos com os titulares dos Warriors
Para efeito de comparação, Brandin Podziemski, que jogou 33 minutos, anotou apenas 11 pontos, com aproveitamento de 21% nos arremessos de quadra (30% em bolas de dois e 0% em bolas de três). Ele também teve três rebotes, uma assistência, quatro roubos de bola e terminou com um plus/minus de -9. Números inferiores aos do brasileiro, mesmo com muito mais tempo em quadra.
Ver essa foto no Instagram
Vale lembrar que Podziemski é armador. Para uma comparação mais justa, o ideal é analisar o desempenho de Jonathan Kuminga, titular da posição de Gui. O ala atuou por 30 minutos, foi o cestinha do time com 23 pontos, convertendo 46% dos arremessos de quadra (55% em bolas de dois e 0% em bolas de três). No entanto, não pegou nenhum rebote, distribuiu apenas uma assistência, teve apenas um roubo de bola e terminou com um plus/minus de -13. Assim, somando estatísticas inferiores ou comparáveis às de Gui Santos, mesmo em um bom jogo do congolês.
Até mesmo em pontuação por minuto, o brasileiro foi mais efetivo, marcando em média 1,4 ponto por minuto, enquanto Kuminga apenas 0,7. Ou seja, mesmo com pouco tempo em quadra, Gui mostrou que pode ser uma peça valiosa para os Warriors.
Warriors x Timberwolves
O Jogo 5 entre as equipes, que pode definir o primeiro finalista da Conferência Oeste, acontece nesta quarta-feira, 14, às 23h30, no Target Center, em Minneapolis. Os Warriors ainda terão o desfalque de Stephen Curry e precisam vencer para manter a série viva. Diante disso, a expectativa é de que o técnico Steve Kerr conceda mais minutos em quadra a Gui Santos.