As polêmicas continuam surgindo em Dallas sobre os supostos problemas físicos de Luka Doncic, que levaram os Mavericks a trocar o jogador esloveno para o Los Angeles Lakers em troca de Anthony Davis.
Em novembro, Dončić perdeu cinco jogos oficialmente devido a uma torção no pulso. No entanto, o New York Times, citando fontes dos Mavs, publicou que essa lesão não era 100% real e que o ex-jogador do Real Madrid ficou afastado para melhorar sua condição física.
Nico Harrison, a mente por trás da troca de Doncic
Da mesma forma, o The Athletic afirma que as dúvidas de Nico Harrison sobre a condição física de Doncic no futuro foram decisivas para concretizar a troca do esloveno. O gerente geral do Dallas Mavericks, Nico Harrison, é um grande defensor da preparação física. Assim, em entrevista coletiva, ele citou esse fator como determinante para explicar a troca de Dončić:
Luka Doncic repostou no Instagram o mural que fizeram pra ele em Los Angeles.
— AD Brasil 🇧🇷 (@BrasilAD) February 18, 2025
“Existem pessoas que se encaixam na cultura e pessoas que chegam e contribuem para a cultura. São duas coisas diferentes. Acredito que aqueles que chegam devem contribuir para a cultura”, declarou.
C. Clark, M. Vorkunov e F. Katz publicaram que Patrick Dumont, presidente dos Mavericks, “riu” da primeira vez que Nico Harrison sugeriu a possibilidade de trocar Doncic. No entanto, eles acabaram tomando a decisão, mesmo cientes de sua impopularidade.
“O mais fácil para mim seria não fazer nada. Todo mundo me elogiaria por não fazer nada. Realmente acreditamos nisso. O tempo dirá se estou certo”, afirmou Harrison sobre a troca de Dončić.
Os Mavericks não planejavam oferecer o contrato supermax
Caso tivesse permanecido nos Mavericks, o contrato máximo ao qual Luka Doncic poderia aspirar seria de 345 milhões de dólares por cinco anos. No entanto, segundo fontes da liga, Dallas nunca teve a intenção de oferecer esse contrato supermax ao esloveno. Ou seja, o fator financeiro, somado ao fato de que Luka podia recusar o contrato oferecido pela franquia e sair como agente livre ao fim de seu vinculo, também foi um fator para motivar a troca.