Para quem acompanha a NBA, uma data no calendário está marcada: no dia de Natal, a bola laranja sobe nos quatro cantos dos Estados Unidos, com os melhores times do mundo se enfrentando em um evento que, quando se trata de importância, só perde para os playoffs. E nesse ano, um dos cinco embates chama a atenção. O Golden State Warriors visitará o Los Angeles Lakers na partida que pode ser o último encontro entre Stephen Curry e LeBron James.
Apesar das franquias serem nomes de peso, eles chegam à metade da temporada com um recorde um pouco mais decepcionante do que o esperado.
🎄 ONE WEEK AWAY from Christmas Day! 🎄
Watch #NBAXmas action all day Wednesday, 12/25 on ABC & ESPN with games beginning at 12:00pm/et! pic.twitter.com/39sO50AsNW
— NBA (@NBA) December 18, 2024
Como estão Warriors e Lakers até agora
Com campanhas medianas, ambas as equipes ainda buscam consolidar-se entre as primeiras posições do oeste. Com um novo técnico, JJ Redick, os Lakers buscam reviver uma temporada vitoriosa na provável última temporada de LeBron na cidade californiana. Ainda em alto nível na sua 21ª temporada, o craque está com médias de 22,8 pontos e quase dez assistências por jogo, ajudando o time a uma campanha de 14 vitórias e 12 derrotas, que o coloca atualmente na décima posição, garantindo a última vaga para o play-in.
Apesar do retrospecto positivo, os Lakers seguem em um momento de instabilidade na temporada. O time começou vencendo dez jogos e perdendo apenas quatro. Desde então, foram quatro vitórias e oito derrotas. Outro destaque do time é o pivô Anthony Davis, que entra nas discussões de MVP da temporada, com uma média de quase 28 pontos e 11,4 rebotes por jogo.
Também com mudanças contundentes na equipe, os Warriors vivem um momento parecido. Pela primeira vez em dez anos sem os splash brothers, após a transferência de Klay Thompson para o Dallas Mavericks, a diretoria recebeu Kyle Anderson e Buddy Hield para tentar dar o quinto anel a Stephen Curry. Vale ressaltar que esta foi a primeira negociação entre seis times da NBA, envolvendo Warriors, Mavericks, Denver Nuggets, Minnesota Timberwolves, Charlotte Hornets e Philadelphia 76ers.
A equipe, porém, ocupa apenas a sétima posição, com uma campanha parecida com a dos Lakers, só que com uma derrota a menos. O armador da equipe de San Francisco continua sendo o destaque, com 23 pontos e quase sete assistências por jogo. Buddy Hield, com expectativas de ser a nova dupla, não vem rendendo e já é considerado pela diretoria como um ativo para uma eventual troca. A gerência busca um retorno de Donte DiVincenzo à equipe.
LEIA MAIS: Executivo da NBA avalia possibilidade de mais jogos no Brasil