O San Antonio Spurs informou nesta quarta-feira que o técnico Gregg Popovich, de 75 anos, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) leve no último dia 2 de novembro enquanto estava no estádio da equipe. Segundo a franquia da NBA, Popovich encontra-se em reabilitação, e a expectativa médica é de uma recuperação completa, embora ainda não haja previsão para o retorno do treinador às atividades.
Em comunicado oficial, os Spurs agradeceram aos fãs e à comunidade de San Antonio pelo “apoio contínuo e respeito à privacidade de Gregg Popovich e sua família durante esse momento delicado”. Com o afastamento do comandante, o auxiliar Mitch Johnson assumiu a equipe, que desde então registrou três derrotas e duas vitórias.
Considerado uma lenda viva da NBA, Popovich é o técnico com o maior número de vitórias na história da liga, somando 1.390 triunfos em temporadas regulares e 170 em playoffs. No comando do San Antonio Spurs desde 1996, ele conquistou cinco títulos da NBA (1999, 2003, 2005, 2007 e 2014) e foi eleito Treinador do Ano em três ocasiões (2003, 2012 e 2014). Além disso, o técnico liderou a seleção dos Estados Unidos na conquista do ouro olímpico em Tóquio 2020.
View this post on Instagram
“Popovich vai voltar”, diz Wembanyama
Ao longo dos dias, jogadores e membros da associação foram questionados por jornalistas sobre o estado do treinador. “Não ouvimos muito de Gregg Popovich,” disse o astro Victor Wembanyama após partida contra o Minnesota Timberwolves. “Eles nos informam o máximo que podem, então não estou preocupado. Sei que ele vai voltar em breve.”
Mitch Johnson também mostrou otimismo, mas evitou previsões. “Estamos em contato constante”, comentou Johnson. “Tenho estado ocupado mantendo tudo sob controle, então não falamos sobre detalhes, e não posso afirmar nada concreto.”
Na atual temporada da NBA, os Spurs contam com o jovem astro Victor Wembanyama e o veterano Chris Paul, registrando cinco vitórias e seis derrotas até o momento, o que posiciona a equipe no 12º lugar da Conferência Oeste. Na liderança da conferência está o Golden State Warriors, com nove vitórias em 11 jogos.
LEIA MAIS: Golden State Warriors: desafios e perspectivas na nova temporada da NBA