O New York Knicks adquiriu Karl-Anthony Towns, em uma troca com o Minnesota Timberwolves, na noite dessa sexta-feira (27). De acordo com o insider Shams Charania, do portal The Athletic, a negociação bombástica envolve outros três atletas. Desse modo, Julius Randle e Donte DiVincenzo estão a caminho de Minnesota. Além disso, o Timberwolves recebe uma escolha de primeira rodada do Draft de 2025 (protegida até a pick 13), que, originalmente, era do Detroit Pistons. O Charlotte Hornets, por sua vez, entra como facilitador e recebe DaQuan Jeffries.
A chegada de Towns resolve a maior carência do elenco do Knicks. Afinal, a equipe precisava de um pivô confiável. O outro jogador da posição, Mitchell Robinson, se lesiona com frequência. Além disso, o alemão Isaiah Hartenstein deixou o time, nesta offseason, para assinar com o Oklahoma City Thunder.
Karl-Anthony Towns o possível novo titular do Knicks
Primeira escolha do recrutamento de 2015, Towns disputou 573 jogos pelo Timberwolves, todos como titular. Em nove temporadas, ele obteve médias de 22,9 pontos, 10,8 rebotes e 3,2 assistências. Na última campanha, o dominicano atuou em 62 partidas e obteve 21,8 pontos, 8,3 rebotes e três assistências. Além disso, ele é o pivô com mais cestas de três pontos (975) na história da NBA.
Outras tentativas de trocas do Knicks
A troca entre Knicks e Timberwolves centrada em Towns é, de certa forma, surpreendente. A expectativa era a de que a franquia novaiorquina fosse buscar um pivô mais “barato” no mercado. Nick Richards (Charlotte Hornets) e Robert Williams (Portland Trail Blazers), por exemplo, eram especulados. No entanto, o Knicks adiciona um quatro vezes All-Star e duas vezes eleito para o terceiro time ideal da NBA.
Mas, alguns detalhes chamam a atenção na troca. Atual presidente do Knicks, Leon Rose, foi agente de Towns antes de se tornar dirigente na NBA. Já o técnico da equipe de Nova Iorque, Tom Thibodeau, comandou o pivô de 2016 até 2019. Portanto, o jogador dominicano reencontra, agora, figuras de um passado não tão distante. Na temporada passada, inclusive, Thibodeau elogiou Towns, o que volta à tona após a troca entre Knicks e Timberwolves.
Um novo Knicks para 2024/25
Em 2023/24, o Knicks fez a segunda melhor campanha da Conferência Leste, com 50 vitórias e 32 derrotas. Aliás, foi o melhor recorde da equipe em 11 anos. Mas, assolado pelas lesões, o time parou na semifinal de conferência, após uma série de sete jogos contra o Indiana Pacers.
Para a próxima temporada, além de Towns, o Knicks se reforçou com Mikal Bridges. Também assinou com Chuma Okeke e Keita Bates-Diop. Além disso, a franquia fechou extensões contratuais com Jalen Brunson e OG Anunoby.
Timberwolves e seus novos jogadores
Com a troca de Towns para o Knicks, o Timberwolves sinaliza que vai priorizar Rudy Gobert. O quatro vezes defensor do ano, aliás, deverá fechar, em breve, uma extensão contratual com a equipe. Recentemente, o presidente da franquia, Tim Connelly, confirmou o desejo de manter o pivô francês “por muito tempo”. Assim, para evitar as multas pesadas por estar acima do teto salarial da NBA, o time abriu mão de Towns. O Timberwolves, afinal, tem a segunda maior folha salarial da NBA, com um gasto estimado em US$209 milhões para 2024/25.
A princípio, Randle chega ao time para formar o garrafão titular com Gobert. Além de um reboteiro de elite, a equipe de Minnesota recebe um ala-pivô que sabe criar para os companheiros. Assim, Randle se junta a Mike Conley e Anthony Edwards como os principais playmakers do Timberwolves.





