Arnon de Mello, vice-presidente da NBA na América Latina, comentou sobre a vontade das franquias da NBA de voltar a realizar jogos no Brasil. Segundo o executivo, em entrevista ao CNN Esportes S/A, há um interesse crescente das equipes em disputar partidas no país, mas o desafio principal é a ausência de uma arena multiuso adequada.
“Os times pedem para voltar [ao Brasil]”, revelou Arnon de Mello, destacando o entusiasmo das franquias. A NBA já realizou partidas da pré-temporada no Brasil entre 2013 e 2015, com confrontos icônicos como Chicago Bulls contra Washington Wizards, Miami Heat enfrentando o Cleveland Cavaliers, e Flamengo desafiando o Orlando Magic.
Relembrando esses momentos, o VP ressaltou o impacto dos jogos no cenário brasileiro. “Nós tivemos um jogo em 2013, foi um momento muito simbólico. O Chicago Bulls, que ainda hoje tem a maior torcida no Brasil, enfrentou o Washington Wizards. No ano seguinte trouxemos o Cleveland contra o Miami. O terceiro jogo foi uma celebração do nosso basquete, com o Orlando enfrentando o Flamengo, e também foi um grande sucesso”, recordou de Mello, que já fazia parte da NBA na época.
View this post on Instagram
Falta de infraestrutura limita retorno dos jogos da NBA ao Brasil
Apesar da vontade das equipes da NBA, o grande obstáculo para a realização de novos jogos no Brasil, de acordo com Arnon de Mello, é a falta de uma arena multiuso com capacidade para abrigar eventos desse porte.
“No Brasil, estamos precisando de uma arena em São Paulo. Faço aqui esse apelo, seja em São Paulo ou em Belo Horizonte, onde for, estaremos lá. Voltaremos com esse jogo. Se demorar um pouco mais, talvez façamos no Rio, que já conta com uma arena na Barra da Tijuca, a única que oferece o conforto que nosso torcedor merece”, explicou o executivo.
Mesmo diante dessa limitação, Arnon de Mello revelou que há a possibilidade de a liga voltar ao Brasil em 2025. “Esperamos ter outras arenas aqui no Brasil, mas enquanto não houver, estudamos voltar no ano que vem, especialmente por ser o aniversário de 10 anos da última partida. Vamos tentar trazer esse jogo de volta”, afirmou o VP.
A experiência do torcedor como prioridade
A NBA é reconhecida por proporcionar uma experiência única que vai além do esporte, combinando entretenimento e performance de alto nível. Segundo Arnon de Mello, essa experiência deve ser mantida em qualquer lugar do mundo onde a liga realize seus jogos.
“A NBA, onde quer que faça seus jogos, seja no Oriente Médio, Ásia, Europa ou qualquer outro lugar, precisa sempre oferecer a mesma experiência ao torcedor. Não importa se estamos na África do Sul, Brasil ou Índia, o padrão de qualidade deve ser o mesmo, e valorizamos muito isso”, concluiu.