Um modelo de venda um tanto quanto diferente poderá ser visto no Boston Celtics nos próximos meses, segundo Adam Silver, comissário da NBA. As informações são do site Sportico e uma venda escalonada pode estar sendo encaminhada. O grupo de proprietários da franquia, comandados pela família Grousbeck, querem vender parte da equipe imediatamente e o restante somente em 2028.
O tipo de negócio levantou dúvidas, mas foi aceito pela liga e deve acontecer. Wyc Grousbeck é quem comanda desde 2002. Após a conquista do título e com a franquia ainda mais valorizada, a venda se tornou ainda mais interessante. Como detêm 100% dos valores, a primeira venda seria de 51% imediatamente e o restante no ano de 2028.
Por que a venda dos Celtics é importante?
A venda proposta é única em muitos aspectos e levantou algumas questões entre os fãs e analistas da NBA. Uma das razões principais para essa venda escalonada é a oportunidade de capitalizar a valorização atual da franquia. Avaliado em US$ 5,12 bilhões, de acordo com o relatório mais recente de avaliações da Sportico, os Celtics são o clube mais valioso da liga.
Como funciona o processo de venda escalonada?
Uma venda escalonada é um processo em que a propriedade de uma empresa ou, neste caso, de uma franquia esportiva, é transferida gradualmente. No caso do Boston Celtics, a proposta é a seguinte:
- Vender 51% da franquia imediatamente, tornando os novos donos os sócios majoritários.
- O restante de 49% seria vendido em 2028.
Essa abordagem permite que a família Grousbeck mantenha um certo nível de controle por mais alguns anos antes de se afastar completamente.
O que isso significa para o futuro dos Celtics?
Se a venda de fato acontecer, Wyc Grousbeck e sua família deixarão de ser os sócios majoritários da franquia. Ou seja, as decisões não terão mais de passar por eles, dependendo apenas da aprovação dos novos proprietários do clube. Isso pode trazer várias mudanças no modo como a equipe é gerida e nas decisões estratégicas tomadas no futuro.
Os Celtics podem continuar no topo?
Com 18 títulos no vasto currículo da franquia e sendo o time mais valioso da liga, a expectativa é que o Boston Celtics continue como uma força dominante na NBA. Empolgado, o time surge mais uma vez como favorito à conquista e pode novamente levantar o troféu na próxima temporada. A mudança na propriedade não deve afetar imediatamente o desempenho do time em quadra, mas a longo prazo, novas visões e estratégias poderão ser implementadas.
Em suma, a venda escalonada do Boston Celtics representa uma mudança significativa no cenário da NBA. Ainda que traga incertezas sobre o futuro da franquia, também abre possibilidades para novos investimentos e estratégias que poderão manter os Celtics no topo por muitos anos.