De acordo com o jornalista Shams Charania, do site The Athletic, o ala AJ Griffin, jogador do Houston Rockets, estaria considerando se aposentar da NBA. O detalhe: ele está com apenas 21 anos. Griffin iniciou sua carreira há duas temporadas no Atlanta Hawks e, na atual offseason, foi trocado para o time texano.
Filho do técnico Adrian Griffin, que trabalhou com o Milwaukee Bucks até a metade da última campanha, o ala chegou a se afastar das quadras por um período em 2023/24. Em dezembro, por exemplo, ele falou que precisava cuidar de problemas pessoais. “Sim, estou feliz por voltar. O time foi ótimo comigo, me apoiando, enquanto precisei me afastar por problemas pessoais. Mas está tudo bem, agora”, disse Griffin.
AJ Griffin considera aposentadoria da NBA?
Enquanto isso, a direção dos Hawks tentou trabalhar com o ala e, ao fim da última temporada, o negociou para os Rockets. Embora tenha feito um bom primeiro ano em Atlanta (8.9 pontos em cerca de 19 minutos), Griffin acabou perdendo espaço em 2023/24. Mas existem outras explicações. Griffin tinha muitos concorrentes por tempo de quadra, enquanto houve uma mudança no comando técnico da equipe. Após a saída de Nate McMillan, Quin Snyder assumiu. Como resultado, o atleta esteve em apenas 20 partidas com 8.6 minutos por noite.
Décima sexta escolha no Draft de 2022, o ala chegou aos Rockets em julho, mas a notícia de que pode se aposentar da NBA pegou a direção de surpresa. Isso porque Houston enviou Pelle Larsson ao Miami Heat, e o time da Flórida mandou Nikola Djurisic ao Hawks. Ou seja, os Rockets apostavam em suas qualidades que mostrou no primeiro ano na NBA. Apesar de ainda não existir uma confirmação, as chances de ele deixar o basquete seriam consideráveis. De acordo com Charania, o jogador está pensando seriamente no assunto.
Quanto o jogador AJ Griffin já ganhou na NBA?
Até o momento, o ala recebeu US$7.2 milhões em contratos, mas ainda possui mais dois anos, totalizando cerca de US$17 milhões. Caso ele se aposente, seu acordo é cancelado para as próximas temporadas. No entanto, o time (Rockets) pode manter seus direitos se ele quiser retornar algum tempo depois. Mas se os Rockets optarem por abrir mão, Griffin precisa aguardar um determinado período (de acordo com os termos da NBA) e o ala poderia assinar com outra equipe.
- Caso o jogador não tenha interesse em retornar, ele pode negociar com o time para receber valores (menores).
- Todo o desenrolar da história vai depender de um entendimento entre Griffin e a direção dos Rockets.
Qual o impacto da aposentadoria do jogador ao Houston Rockets?
O Houston Rockets estava apostando em Griffin para contribuir significativamente na próxima temporada. Seu desempenho no Atlanta Hawks mostrou que ele tem potencial para crescer na liga, mas seus problemas pessoais e a forte concorrência dentro da equipe dificultaram sua adaptação.
Agora, a possível aposentadoria precoce de AJ Griffin coloca o time texano em uma situação delicada. Eles precisam avaliar se manterão seus direitos ou se permitirão que o ala busque novas oportunidades em outras equipes no futuro. Além disso, a decisão de Griffin pode gerar ajustes no planejamento estratégico e financeiro da equipe.
Qualquer decisão que Griffin tome será crucial para sua carreira e também para as franquias envolvidas. Se decidir se afastar permanentemente, ele deixará a NBA com a marca de um talento promissor que, por várias razões, não conseguiu se firmar. Por outro lado, se optar por retornar após um período de afastamento, terá a chance de reescrever sua história na liga.