Nesta terça-feira, 24, a NBA terá seu pontapé inicial para a temporada 2023-2024. Sendo assim, todos os holofotes estão voltados às franquias mais poderosas do basquete mundial. No entanto, a liga terá uma mudança importante em seu calendário, com a inserção de um torneio intertemporada: a NBA Cup, idealizada pelo comissário Adam Silver.
Inclusive, a estreia da “Copa” está próxima, já que o torneio será disputado em novembro de 2023. Dessa forma, no início do mês, as equipes serão divididas em seis grupos de cinco franquias, três chaves para cada conferência. Para que esse esquema seja possível, o conjunto de times será definido com base no desempenho da última temporada.
Dessa forma, com os grupos definidos, cada franquia terá quatro jogos, dois como mandante e dois fora de casa. A princípio, a expectativa é que os confrontos desta primeira fase da NBA Cup sejam disputados nas terças e sextas-feiras do mês de novembro. Após esses primeiros encontros, os primeiros colocados de cada grupo avançam para o mata-mata.
Além dos primeiros colocados de cada um dos grupos, a melhor equipe de cada conferência, que não tenha sido líder em sua chave, também avançará para as quartas de final. Assim, a fase eliminatória contará com oito franquias, enquanto as outras 22 seguem com jogos adicionados a suas programações, a fim de cumprir as 82 partidas até o final da temporada regular.
Na fase eliminatória, os jogos de quartas de final serão disputados nos ginásios das franquias classificadas, enquanto a T-Mobile Arena, em Las Vegas, recebe os confrontos de semifinal. Ao fim do torneio, os atletas campeões da NBA Cup ganham um prêmio avaliado em 500 mil dólares, enquanto os vice-campeões levam 200 mil dólares.