Brooklyn Nets e Kyrie Irving voltaram a ser alvos de uma grande polêmica na NBA. Tudo começou depois que o jogador fez uma publicação nas redes sociais divulgando um filme antissemita. O post não foi bem visto pela sociedade norte-americana e também pela franquia a qual o atleta defende. O armador participou de duas entrevistas coletivas para tentar se explicar, mas sua postura foi rígida quanto ao tema.
Nas duas oportunidades em que teve para pedir desculpas, Kyrie Irving se defendeu e recusou qualquer possibilidade de se desculpar com a sociedade. Na segunda entrevista coletiva, por sinal, a assessoria do Brooklyn Nets optou por evitar ainda mais polêmicas e encerrou a conversa com os jornalistas e o jogador com apenas seis minutos. Após a atitude, o clube anunciou a suspensão do atleta.
Joint statement from Kyrie Irving, the Brooklyn Nets, and the Anti-Defamation League pic.twitter.com/5szamIClsh
— Brooklyn Nets (@BrooklynNets) November 2, 2022
De acordo com o que foi publicado pela franquia, Kyrie Irving irá ficar cinco jogos suspenso devido aos seus comentários antissemitas. Vale destacar que os Nets já haviam divulgando a doação de 2,5 milhões de reais para a Liga Anti-Difamação, que é responsável por combater o antissemitismo no mundo. Mesmo assim, não foi suficiente para que o craque da NBA se arrependesse da publicação nas redes sociais.
Confira a nota do Brooklyn Nets na íntegra!
“Nos últimos dias, fizemos repetidas tentativas de trabalhar com Kyrie Irving para ajudá-lo a entender o dano e o perigo de suas palavras e ações, que começaram com a publicação de um filme contendo ódio antissemita profundamente perturbador. Acreditamos que tomar o caminho da educação nesta situação desafiadora seria o certo e pensamos que tínhamos feito progressos com nosso comprometimento mútuo de erradicar o ódio e a intolerância.
Ficamos consternados hoje. Quando dada a oportunidade numa sessão de mídia, Kyrie se recusou a dizer inequivocamente que ele não tem convicções antissemitas, ou reconhecer material específico de ódio no filme. Não foi a primeira vez que ele teve a oportunidade – e falhou – de esclarecer.
Esta falha em rejeitar o antissemitismo quando foi dada uma oportunidade clara para fazê-lo é profundamente perturbadora, é contra os valores da nossa organização e constitui conduta prejudicial ao time. Neste sentido, somos da visão de que ele, neste momento, é impróprio para ser associado com o Brooklyn Nets. Decidimos que Kyrie vai cumprir uma suspensão sem pagamento, até que ele satisfaça a uma série de medidas corretivas objetivas, relativas ao impacto nocivo da sua conduta. O período de suspensão é não menos do que cinco jogos“.