A noite da última quarta-feira, 7, foi um tanto quanto agitada na reta final do Pan-Americano 2019, que está sendo disputado em Lima, no Peru. Além das disputas eletrizantes, um fato surpreendente acabou chamando atenção de todos os amantes do esporte. A Seleção de Basquete Feminina da Argentina foi eliminada após um equívoco.
Tudo parecia normal no começo da partida contra a Colômbia, durante o aquecimento e execução dos hinos, porém, na hora do apito inicial, os responsáveis pelo jogo notaram que ambas as equipes estavam com a mesma tonalidade de uniforme.
O erro aconteceu por parte da delegação argentina, que teria ido ao ginásio somente com uma opção de vestimenta, o que, de acordo com o regulamento, pode ocasionar o famoso W.O, quando a partida se quer acontece e o resultado positivo acaba registrado para o adversário, que no caso eram as colombianas.
Sendo assim, a Argentina foi eliminada desta modalidade, afinal, não chegaria ao mesmo número de pontos das demais concorrentes do seu grupo. Mesmo assumindo o erro, a Confederação Argentina contestou a atitude do torneio.
Depois de todo alvoroço causado com a situação, o chefe da delegação, Hernán Amaya, e a diretoria de desenvolvimento do basquete feminino, Karina Rodríguez, pediram demissão de seus respectivos cargos.
Além do reembolso, os torcedores que haviam comprado ingresso para a partida poderão optar por assistir outros jogos da modalidade nesta quinta-feira, 8.