O campeão peso-leve do Bellator, Usman Nurmagomedov, rejeitou as acusações de uso de esteroides enquanto se prepara para voltar ao octógono no dia 7 de setembro, na Califórnia, após cumprir uma suspensão por doping.
Nurmagomedov, de 26 anos, foi punido com uma suspensão de seis meses pela Comissão Atlética do Estado da Califórnia (CSAC) depois de ser reprovado em um teste antidoping em outubro passado. Sua vitória no Bellator 300 sobre Brent Primus foi anulada e convertida em um “no contest” (luta sem resultado). Agora, o lutador se prepara para defender seu cinturão contra Alexandr Shabliy, em sua primeira luta desde o episódio.
“Era um medicamento”, explicou Nurmagomedov ao MMA Junkie, ao comentar sobre o teste positivo. “Se fosse um esteroide, eles teriam que dizer: ‘isto foi um esteroide’. E teriam que me dar uma suspensão maior. Teriam que me dar um ano, dois anos, e temos exemplos de outros caras.”
Os detalhes sobre o teste positivo de Nurmagomedov nunca foram divulgados publicamente, e o lutador não perdeu seu título de peso-leve do Bellator. Na época, a organização não contava com seu próprio programa de testes antidoping, dependendo das diferentes Comissões Estaduais nos EUA para realizar os exames em torno dos eventos.
Usman Nurmagomedov @Usmannmgdv seems confident he’ll produce a dominant performance against @AlexandrShabliy on September 7 in San Diego.
“I think I’m going to maul this guy all five rounds. You’ll see,”
Usman told @MMAJunkie. Shabliy currently stands 24-3 in MMA, with an 80%… pic.twitter.com/MXVzY1QOK5
— Red Corner MMA (@RedCorner_MMA) August 30, 2024
Desde então, a Professional Fighters League (PFL) adquiriu o Bellator e se uniu à Agência Antidoping dos EUA (Usada) em 2023, implementando um programa de testes durante todo o ano.
Invicto com 17 vitórias em seu cartel, Nurmagomedov, primo da lenda do UFC Khabib Nurmagomedov, foi alvo de críticas intensas, especialmente por parte de Brent Primus, após a suspensão. No entanto, o lutador daguestanês permanece firme em sua defesa.
“Eu não fiz nada. Eu sei quem eu sou. Nunca usei algo como esteroides ou algo assim”, afirmou. “As pessoas só falam sobre isso porque não conseguem nos vencer, e precisam dizer algo, então escolhem este caminho: ‘Ah, esse cara usa esteroides’.”
“OK, pessoal. Vocês podem falar o que quiserem, mas quem se importa?” concluiu Nurmagomedov, demonstrando sua confiança em sua integridade.
Nurmagomedov competirá na Bellator Champion Series da PFL, que começou após a fusão das promoções de MMA, marcando um novo capítulo em sua carreira e na história do esporte.