Nesta quinta-feira, 26, o boxe brasileiro conquistou importantes resultados nos Jogos Pan-Americanos. Sendo assim, garantindo medalhas e vagas nas Olimpíadas de 2024, que serão disputadas em Paris, os pugilistas brasileiros se destacaram. Bia Ferreira, bicampeã mundial e prata olímpica, se classificou para a final de sua categoria.
Na semifinal, a boxeadora brasileira não teve tarefa fácil e enfrentou a estadunidense Jajaira Gonzalez, por 4 a 1, e garantiu sua vaga na final da categoria até 60 kg. Dessa forma, Bia já tem a medalha de prata garantida, mas luta pelo ouro contra Angie Pana, da Colômbia, nesta sexta-feira, 27. Mesmo com vaga garantida nos Jogos Olímpicos, a campeã mundial busca mais uma conquista na sua carreira.
“Mais uma. Foi um combate bem legal, bem interessante. É uma adversária com muita vontade de se tornar a melhor do mundo, então temos de ter atenção. Estou pronta para conseguir grandes combates e dar espetáculo para o público”, disse Bia Ferreira após a classificação para a final.
Keno Marley, que compete na categoria até 92 kg, sequer entrou no ringue para garantir sua vaga na final. Bryan Colwell, adversário do brasileiro na semifinal, desistiu do combate por não ter condições físicas, classificando o pugilista para a decisão e para os Jogos Olímpicos de Paris. “Ainda estou um pouco aéreo, sem acreditar que a classificação chegou. Estou me situando aos poucos ainda”, disse.
Por fim, Tatiana Chagas entrou no ringue e garantiu sua vaga nas Olimpíadas. A brasileira bateu Denisse Vilches, do Chile, e avançou à final da categoria até 54 kg. “Vou ficar ainda mais feliz quando ganhar uma medalha olímpica. Sou brasileira, determinada e na raça”, prometeu a pugilista.