Wilt Chamberlain é considerado por muitos como o melhor pivô da história da NBA., que atuou de 1959 a 1973, até hoje é detentor de vários recordes da liga – e muitos deles parecem ser insuperáveis. Chamberlain marcou 100 pontos em partida contra os Knicks em 1962, quando jogava pelo Philadelphia Warriors, e o recorde persiste até hoje.
Os feitos do jogador são incríveis, e até hoje seu impacto no esporte é comentado por especialistas, que julgam o atleta como insuperável em sua posição. No entanto, para o ex-jogador Metta World Peace (antes conhecido como Ron Artest), um novato da liga pode superar Wilt Chamberlain e se tornar uma nova lenda do basquete.
O ex-atleta comparou Victor Wembanyama, do San Antonio Spurs, ao lendário pivô. “Acho que esse garoto vai ganhar mais peso, vai melhorar e enfrentar o Detroit Pistons deste ano ou o Clippers de 20 anos atrás e fazer 101 pontos”, disse o ex-jogador. “Em algum momento, nos próximos sete anos, ele vai pegar ritmo com algum novato que não sabe marcar e, boom, média de 40 pontos por jogo e 101 na partida”, concluiu.
A profecia de Metta World Peace é difícil de se concretizar, mas certamente Wembanyama vem surpreendendo no início de temporada da NBA. No alto de seus 2,24 metros, o pivô do San Antonio Spurs está com uma média de 18.9 pontos, 10.2 rebotes e 3.1 bloqueios por jogo. O jogador é sério candidato para ganhar a premiação de novato do ano.
Apesar da ótima performance de Wembanyama, o San Antonio Spurs é um dos piores times da temporada. A equipe venceu apenas 5 partidas e perdeu 28, se encontrando em uma das últimas posições da tabela da Conferência Oeste. Hoje, às 21h00, o time de San Antonio enfrenta o Milwaukee Bucks, fora de casa.