Os Philadelphia 76ers liderados por Joel Embiid impuseram a LeBron James e aos Los Angeles Lakers a derrota mais avassaladora de sua carreira na NBA, vencendo por 138-94, uma diferença de 44 pontos.
LeBron James, prestes a completar 39 anos, teve uma noite discreta no Wells Fargo Center de Filadélfia, e marca apenas 18 pontos e surpreendentemente não conseguindo um único rebote, algo que não ocorria desde novembro de 2010.
A derrota já estava praticamente decidida quando LeBron foi para o banco faltando oito minutos para o final do jogo, com sua equipe perdendo por 27 pontos (111-84). A partir daí, os Sixers aumentaram ainda mais a vantagem, chegando a liderar por 46 pontos.
A noite histórica marcou a primeira vez que uma equipe com LeBron James perdeu por 44 pontos, sendo também a quarta maior desvantagem na história dos Lakers.
Em declarações no vestiário, LeBron expressa sua insatisfação: “O que precisa mudar para que isso não aconteça de novo? Muito”. Quando questionado sobre as mudanças necessárias, ele respondeu de maneira sucinta: “Eu só posso falar por mim mesmo”.
LeBron, maior pontuador da história da NBA, atingiu mais um marco ao superar o recorde de minutos em quadra de um jogador juntamente com a temporada regular e playoffs, anteriormente detido por Kareem Abdul-Jabbar.
O destaque da noite foi Joel Embiid, que registra seu primeiro triplo-duplo da temporada com 30 pontos, 11 rebotes e 11 assistências. Tyrese Maxey, companheiro de equipe, brilhou com 31 pontos, 5 triplos e 8 assistências, e contribuiu para a vitória avassaladora dos Sixers.
Os Lakers, que vinham de uma sequência positiva de sete vitórias nos últimos nove jogos, foram surpreendidos pela atuação dominante de Embiid e Maxey.
Em outra partida, os Denver Nuggets derrotaram os Los Angeles Clippers por 113-104, apesar da ausência de suas estrelas Nikola Jokic, Aaron Gordon e Jamal Murray. Reggie Jackson e DeAndre Jordan foram os destaques da vitória dos Nuggets sobre a ex-equipe deles.
Enquanto isso, o Detroit Pistons sofreu sua décima quarta derrota consecutiva ao perder para o Washington Wizards por 126-107, com destaque para o desempenho de Kyle Kuzma, que marcou 32 pontos, 12 rebotes e 8 assistências.