Na última volta do GP de Singapura, Lewis Hamilton conseguiu assegurar o terceiro lugar no pódio, aproveitando a colisão de seu colega George Russell. Durante o fim de semana, nas ruas de Marina Bay, ele teve uma intensa disputa com as Ferrari e Lando Norris, elogiando a estratégia de conservação de pneus da Mercedes, que resultou em seu 196º pódio na carreira.
Entretanto, o piloto lamentou profundamente o incidente de Russell, que acabou com a oportunidade das flechas de prata de acumularem uma quantidade maior de pontos com seus dois carros.
Após o fim da 15ª etapa da da temporada de 2023 da F1, durante entrevista, Lewis Hamilton declarou: “Nós arriscamos tudo neste fim de semana e optamos por um número diferente de pneus na classificação para ter a opção do que fizemos hoje. Senti que era uma corrida com duas paradas, mas acho que a equipe fez um trabalho incrível para nos levar de volta ao topo”.
Com o quinto pódio da temporada, sendo o primeiro desde o GP da Inglaterra, Lewis Hamilton tem mais um motivo para celebrar. Ele ultrapassou Fernando Alonso no Mundial de Pilotos, assumindo o terceiro lugar, uma vez que Alonso chegou apenas em 15º lugar em Singapura. Hamilton agora acumula 180 pontos, o que representa uma vantagem de 10 pontos sobre o espanhol da equipe Aston Martin.
Partindo da quinta posição, Hamilton começou a corrida pressionando Norris e Russell. Na primeira curva, ele fez uma tentativa audaciosa de ultrapassagem dupla, mas o piloto da Mercedes, identificado pelo número 44, acabou cortando a sequência de curvas para realizar a manobra. Como resultado, ele teve que ceder as posições de volta aos seus compatriotas.
“Foi uma pena a primeira curva, mas mantive minha cabeça firme e continuei pressionando”, analisou.
No segundo trecho da corrida, quando os pneus duros foram novamente utilizados, Lewis Hamilton continuou acompanhando o ritmo dos quatro líderes: Carlos Sainz, Charles Leclerc, Russell e Norris. Contudo, a oportunidade de alcançar um lugar no pódio surgiu após o abandono de Esteban Ocon na volta 43. Nesse momento, a equipe Mercedes optou por trocar os pneus médios em ambos os carros. Com pneus 21 voltas mais novos do que Sainz, que liderava a corrida, e Norris, o segundo colocado, Hamilton passou a observar atentamente a tentativa de Russell de ultrapassar o carro #4 da McLaren.
Quando seu colega de equipe perdeu terreno, Lewis Hamilton aumentou a pressão para conquistar um lugar no pódio, o que se tornou uma realidade quando George cometeu um erro e bateu na última volta em Singapura. Foi dessa maneira que Hamilton acabou garantindo seu lugar no pódio.
“É lamentável para o George, porque estávamos pressionando muito e os pneus estavam muito quentes. Mas eu sei que ele vai se recuperar. Ele foi fenomenal durante todo o fim de semana”, lamentou.
*com colaboração de Savanna Machado