O jogo Street Fighter 6, lançado no dia 2 de junho, pela Capcom, tem colecionado elogios da crítica e dos apaixonados por games de luta. O jogo pareceu aprender com os erros das versões anteriores, trazendo uma experiência bastante singular para todos os perfis de jogadores.
A qualidade gráfica, desenvolvido na RE engine, impressiona pela qualidade e pela identidade única. Voltando às raízes, a estética urbana, que mistura grafite e hip-hop, pareceu agradar os diversos fãs que teceram elogios nas redes sociais.
Porém, o destaque maior vem para a jogabilidade. A franquia introduziu o Drive System, uma mecânica única que dita o novo ritmo dos combates. Cada personagem recebe cinco habilidades poderosas, que são controladas pelo seu Drive Gauge: Overdrive Special Moves, Drive Rush, Drive Parry, Drive Reversals e Drive Impact. Diferente das versões anteriores, o medidor inicia cheio, dando acesso a todas essas opções logo no início da partida.
Se o Drive Meter acabar, o personagem entra em estado de Burnout, em que não é possível utilizar técnicas da barra especial, tornando os ataques do oponente mais efetivos e tirando vida mesmo se você bloqueia. A introdução deste sistema pode tornar as partidas mais estratégicas, exigindo raciocínio do jogador na tomada de decisão e penalização.
Por fim, o jogo nos apresentou 18 personagens, sendo 12 velhos conhecidos da franquia e seis personagens novos. Mesmo os veteranos apresentam novas técnicas e modos de jogo, como Ken, que agora é capaz de mudar seu leque de golpes ao ativar o comando de corrida. Novos personagens, como a Kimberly, rapidamente ganharam a simpatia do público, por sua técnica de misturar kickboxing e capoeira. Todos os personagens contam com customizações especiais, que são aplicadas na tela de escolha e durante a partida.
Com suporte a crossplay, Street Fighter 6 já está disponível para Playstation 4, Playstation 5, Xbox series X/S e PC.