Medalhista olímpico em Tóquio, Daniel Cargnin foi vice-campeão em um dos torneios mais importantes de judô do mundo, o Grand Slam de judô, neste ano sendo sediado na capital da França, em Paris. O brasileiro perdeu na final para o georgino e três vezes medalhista olímpico Lasha Shavdatuashvili.
Em sua estreia, Cargnin derrotou primeiro o cipriota Kyprianos Andreou por Waza-ari (marcação de ponto) . Na rodada seguinte, enfrentou Umlaut Demirel e venceu por Ippon (pontuação mais alta no judô). Nas quartas de final, Daniel combateu Urunbayar Odgerel e venceu por Waza-ari mais uma vez. Antes de chegar na final, o brasileiro passou pelo o canadense Arthur Margelidon e venceu sem muitas dificuldades.
Na decisão, Lasha Shavdatuashvili precisou de um pouco mais de um minuto para armar para cima de seu adversário um Ippon e vencer a luta.
Ver essa foto no Instagram
“É muito importante começar o ano medalhando em uma das competições mais importantes do mundo. São essas competições que testam o nosso nível. Agora é pegar e ver o que eu acertei, mas também o que eu errei para ajustar”, disse Cargnin em entrevista após receber a medalha de prata
“Saí com um gosto amargo após ter perdido a final, mas agora parando para pensar acho que eu tenho evoluído bastante deste que eu troquei de categoria. E isso só me mostra que tenho mais a melhorar e se Deus quiser vou trazer uma medalha em Paris-2024”, completou o judoca.