O Conselho Nacional de Boxe (CNB) anunciou, nesta terça-feira, 30, as punições aplicadas a seis pessoas envolvidas na briga generalizada que encerrou de forma caótica o Spaten Fight Night, no último sábado, 27, em São Paulo. Entre os suspensos estão Acelino “Popó” Freitas e Wanderlei Silva, protagonistas da luta principal do evento.
De acordo com o comunicado oficial, Popó e Wanderlei receberam 180 dias de suspensão, ficando impedidos de participar de eventos organizados pela entidade até 30 de março de 2026. A mesma punição foi aplicada a Iago Freitas e Luis Claudio Freitas. Já Lucas Silva foi suspenso por 90 dias, enquanto André “Dida” Amado, treinador de Wanderlei, recebeu a sanção mais severa: 365 dias afastado, até 30 de setembro de 2026.
Outros envolvidos na confusão, que não possuem licença como atletas ou segundos, não podem ser formalmente punidos pelo CNB. Mesmo assim, a entidade recomendou que sua entrada em eventos sancionados seja proibida por tempo indeterminado.
Ver essa foto no Instagram
O CNB informou ainda que notificará entidades parceiras para que as sanções tenham validade também em outras modalidades de esportes de combate, não apenas no boxe.
O episódio aconteceu após a luta principal entre Popó e Wanderlei. O combate, que estava previsto para oito rounds, foi encerrado no quarto assalto após a desclassificação de Wanderlei por golpes ilegais, incluindo cabeçadas. A decisão do árbitro gerou revolta e desencadeou a briga no ringue.
Durante a confusão, Rafael Freitas, filho de Popó, atingiu Wanderlei Silva com um golpe que o deixou desacordado. O ex-lutador de MMA precisou ser hospitalizado. Já Popó precisou passar por cirurgia na mão direita.
CNB: Popó ganha alta após cirurgia: “Que não haja sequelas”
Acelino Popó Freitas recebeu alta do hospital em Salvador nesta terça-feira, 30, após passar por cirurgia na mão direita na última segunda. O tetracampeão mundial de boxe havia retornado à capital baiana no domingo, um dia depois da briga generalizada entre sua equipe e a de Wanderlei Silva, no Spaten Fight Night, que terminou em confusão no ringue.
Em um vídeo publicado no Instagram, Popó tranquilizou os fãs sobre seu estado de saúde e celebrou o sucesso da cirurgia: “Fala, pessoal! Já recebendo alta aqui do hospital depois de desde domingo aqui internado. Fiz uma cirurgia e tive que ficar sedado, mas deu tudo certo. A enfermeira está aqui pra tirar meu acesso pra ir embora, tô liberado. Graças a Deus deu tudo certo, estamos bem, isso que importa”.