“Anderson Spider Silva,” série produzida no Brasil, conquistou uma indicação ao Emmy Internacional na categoria melhor minissérie. Composta por cinco episódios, a série é uma produção da Paramount+ e narra a vida inspiradora do lutador de UFC Anderson Silva. Além da obra brasileira, competem na mesma categoria produções da Alemanha, Japão e Reino Unido.
Anderson Silva expressou sua alegria nas redes sociais com uma mensagem de agradecimento a todos que participaram do projeto: “Olá, meu povo! Estou passando para compartilhar com vocês esta notícia maravilhosa… Gratidão! Obrigado, Deus! Agradeço a todos os envolvidos neste incrível projeto que se transformou em uma série maravilhosa. É um privilégio poder produzir, em conjunto com este time, algo tão extraordinário. Obrigado”.
Quem Participou da Produção?
A equipe envolvida na série também comemorou a indicação. A produtora executiva Maria Angela de Jesus comentou: “Que alegria e que honra ser parte dessa história!”. Alvaro Campos, um dos roteiristas, demonstrou entusiasmo: “Vamos botar NY pra dançar no inverno, primo!”. E nos comentários, o ator Willian Nascimento, que interpreta Anderson Silva, escreveu: “Que honra, meu irmão. Sem palavras pra descrever essa felicidade”. Até o ex-lutador Minotauro contribuiu com um emoji de coração.
Qual é o Enredo da Série?
Lançada em novembro do último ano, a série apresenta não apenas a jornada de Anderson nos octógonos, mas também aspectos de sua vida pessoal e familiar. Desde a adolescência, quando ele lutava para se defender e limpava vidros em uma academia de luta para poder treinar, até alcançar o auge como um dos maiores lutadores de MMA da história.
Foco em Amor e Família
Anderson Silva reforçou que a série vai além do cenário das lutas: “Não é uma série sobre luta nem sobre o Anderson, é sobre amor, sobre o poder de uma família negra. Sobre uma família preta e estruturada. Diferente do que estamos acostumados a ver. Não é por ser minha história, mas é linda e emocionante. Chorei o processo inteiro e em todos os episódios”. Anderson não apenas protagonizou, mas também atuou como produtor executivo, participando ativamente do processo de criação com roteiristas e o diretor Caito Ortiz.
Aspectos das Lutas
Marton Olympio, roteirista e criador da série, destacou a importância da colaboração com Anderson: “Conversamos o tempo inteiro com ele. A gente combinou desde o início que seria uma série sobre família. Levantamos oito lutas principais e marcantes e escolhemos cinco delas para mostrar nos episódios. Cada luta marca uma fase importante da vida dele”.
A série, no entanto, foi retirada do catálogo da Paramount+ alguns meses após seu lançamento, apesar do sucesso inicial.
Ficha Técnica da Série
- Produção Executiva: Anderson Silva, Juan “JC” Acosta, Maria Angela de Jesus, Tereza Gonzalez, Federico Cuervo, Fernando Gastón, Jose “Fidji” Viggiano, Beto Gauss, Francesco Civita, Caito Ortiz, Renata Grynszpan, Lupisa Adegas e Thalize Sayegh.
- Criação: Marton Olympio
- Roteiro: Susan Kalik, Eliana Alves Cruz, Marton Olympio, Nathalia Cruz, Raul Perez, Álvaro Campos; e colaboração de Luiz Guilherme Assis
- Direção: Caito Ortiz
- Produção: Pródigo Filmes
- Música Original: Antonio Pinto
- Direção de Arte: Billy Castilho
- Direção de Fotografia: Adrian Teijido, ABC