A Família Gracie, sinônimo de tradição, disciplina e inovação, escreveu mais um capítulo histórico na trajetória do Jiu-Jitsu brasileiro. Responsável por levar a arte suave aos quatro cantos do mundo e transformar o esporte em um estilo de vida, o clã se reuniu em uma grande celebração pelos 100 anos do Gracie Jiu-Jitsu, reunindo diferentes gerações em um momento marcado por emoção e reverência ao legado deixado por Carlos e Hélio Gracie.
O super seminário do centenário foi realizado neste sábado (25), no Windsor Barra Hotel, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, e contou com a participação de mais de mil praticantes — entre mestres, alunos e admiradores da arte suave.
O encontro reuniu nomes lendários como Royce, Renzo, Roger, Kyra e Ryron Gracie, além de dezenas de filhos, netos e bisnetos dos fundadores do Jiu-Jitsu no Brasil. Durante o evento, técnicas foram demonstradas e histórias compartilhadas, reafirmando os valores que tornaram o Jiu-Jitsu uma filosofia de vida: respeito, autoconfiança e superação.

Para Kyra Gracie, multicampeã mundial e uma das representantes da nova geração, o momento foi inesquecível:
“Eu vivi uma semana intensa e muito especial. Eu nunca imaginei reunir tantos Gracie. Mas foi maravilhoso reunir a família para celebrar Carlos e Hélio, um século, e a gente continua vivendo de kimono, seguindo esse caminho. Isso foi especial demais.”
O seminário coroou uma semana repleta de homenagens, que começou com uma sessão de fotos histórica no Cristo Redentor, onde mais de cem membros da família se reuniram aos pés do monumento iluminado de verde e amarelo.
Mais do que um evento técnico, o super seminário foi uma celebração do legado Gracie — uma união de gerações que mantém viva a missão iniciada há um século: espalhar o Jiu-Jitsu como uma ferramenta de transformação, equilíbrio e força interior.





