A RD Congo venceu o Uzbequistão por 3 a 1 na noite deste sábado, 27, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. O triunfo carimbou a classificação dos africanos ao mata-mata e ainda se tornou a primeira vitória da equipe na história do torneio. O resultado também confirmou a eliminação do Uzbequistão, que chegou à última rodada com chances de classificação.
A partida começou com a RD Congo tendo mais posse de bola e tentando assumir o controle das ações. A equipe africana terminou o primeiro tempo com 64% de posse, mas não conseguiu transformar o volume em perigo real. Nervosa diante da possibilidade de classificação, a seleção errou passes simples, acelerou jogadas em excesso e foi para o intervalo sem nenhum chute na direção do gol.
Do outro lado, o Uzbequistão mostrou mais calma para explorar os espaços e aproveitou uma falha congolesa para abrir o placar. Shomurodov se beneficiou de uma hesitação de Wan-Bissaka dentro da área, ganhou a disputa e mandou para o fundo das redes, colocando os uzbeques em vantagem.
Ver essa foto no Instagram
A RD Congo ainda chegou a comemorar o empate em um belo chute de Mbuku, mas o lance foi anulado após revisão do VAR. A arbitragem identificou uma falta na origem da jogada e manteve a vantagem do Uzbequistão no marcador.
O segundo tempo de Uzbequistão e RD do Congo
Na volta do intervalo, os congoleses aumentaram a pressão em busca do resultado que poderia manter vivo o sonho da classificação. E a recompensa finalmente chegou! Aos 20 minutos, Khusanov cometeu pênalti. Na cobrança, Wissa deixou tudo igual. Já aos 32, o chute de Elia desviou no caminho e sobrou para Mayele se esticar na área e tirar de Nematov. Gol importantíssimo!
Mesmo sem grande brilho ofensivo, a seleção congolesa ainda ampliou com Wissa nos acréscimos. 3 a 1! Fim de papo! A vitória serviu para carimbar a classificação do país na Copa do Mundo para encarar a Inglaterra na fase de mata-mata.
