O Flamengo teve sua partida contra o Independiente Medellín cancelada nesta quinta-feira, 7, pela Copa Libertadores, após uma grave confusão no Estádio Atanásio Girardot, em Medellín. O duelo foi interrompido com menos de dois minutos de bola rolando depois de invasão de torcedores, explosões de bombas e arremesso de objetos em direção ao gramado.
A bola mal havia rolado quando integrantes de organizadas do clube colombiano iniciaram um protesto contra a diretoria e a fase da equipe. Bombas, sinalizadores e outros objetos passaram a ser lançados no campo, obrigando o árbitro Jesús Valenzuela a paralisar imediatamente a partida.
Na sequência, parte dos torcedores invadiu o gramado e chegou a arremessar grades de proteção próximas ao campo. Sem condições de segurança, jogadores de Flamengo e Medellín deixaram o gramado e retornaram aos vestiários.
View this post on Instagram
Já no vestiário, o volante Jorginho tranquilizou os torcedores rubro-negros ao publicar uma foto no X ao lado de Everton Cebolinha, Ayrton Lucas, Luiz Araújo, Léo Ortiz e Léo Pereira. Na legenda, escreveu: “Estamos bem e aguardando por aqui!”.
O clima de revolta já era esperado antes mesmo do apito inicial. Em crise esportiva e institucional, o Medellín foi recebido sob vaias, enquanto integrantes das organizadas chegaram ao estádio vestidos de preto e com os rostos cobertos.
Faixas com mensagens como “Muito dinheiro, pouco futebol”, “Transformaram o campo em um cemitério” e “Conmebol, casa de apostas” também foram exibidas nas arquibancadas durante o protesto.
A crise no clube colombiano se agravou após a eliminação no Campeonato Colombiano. O principal acionista do clube, Raúl Giraldo, foi alvo de forte pressão da torcida após um episódio polêmico no gramado na última rodada e, dias depois, anunciou sua renúncia ao cargo administrativo, embora siga como acionista majoritário.
