Aproveitando a pausa do Brasileirão por conta da Data Fifa, o Corinthians decidiu adiantar os exames médicos do elenco já com foco na preparação para a temporada de 2026. A medida foi realizada nesta quarta-feira, 12, dia de reapresentação do grupo no CT Dr. Joaquim Grava, em parceria com o Hospital Sírio-Libanês.
Segundo o clube, o elenco foi dividido em três grupos para realizar testes clínicos e cardiológicos, que servirão como base para o acompanhamento físico e médico ao longo do próximo ano. O médico João Marcelo, responsável pelo departamento de saúde do Timão, explicou a decisão de antecipar as avaliações.
“Realizamos os exames anualmente para saber o estágio e as condições clínicas dos atletas e se houve alguma alteração de um ano para o outro. Preferimos fazer agora, no final de 2025, já contando com o retorno em 3 de janeiro e o início dos jogos no dia 11. Assim, otimizamos o tempo e, se houver alguma alteração, teremos como trabalhar em cima”, explicou o médico.
Lances do treinos de hoje! ⚽☑️
Veja alguns momentos do treinamento desta tarde, no C.T. Dr. Joaquim Grava. 📍#VaiCorinthians pic.twitter.com/hDPBG7lLJZ
— Corinthians (@Corinthians) November 12, 2025
A iniciativa está ligada à mudança no calendário do futebol brasileiro, que em 2026 será impactado pela Copa do Mundo, marcada para junho e julho. A CBF reduziu as datas dos estaduais e estendeu o período do Campeonato Brasileiro, o que deixará o período de pré-temporada mais curto.
O Corinthians pode disputar a final da Copa do Brasil no dia 21 de dezembro e, por isso, terá apenas 15 dias de férias antes de se reapresentar para o Paulistão, cuja estreia está prevista para 11 de janeiro. O adiantamento dos exames é parte da estratégia do clube para minimizar o desgaste e ajustar o planejamento físico do elenco.
As ausências no dia foram Memphis Depay e Félix Torres, convocados por suas seleções para os amistosos desta Data Fifa. A expectativa é que ambos retornem e fiquem à disposição para o clássico contra o São Paulo, no próximo dia 20, às 19h30 (de Brasília), na Neo Química Arena, pela 34ª rodada do Brasileirão.





