Pelé, um dos maiores nomes do futebol mundial, é celebrado não apenas por suas conquistas em campo, mas também pelo impacto duradouro que teve no esporte. Nascido em Três Corações, Minas Gerais, Edson Arantes do Nascimento veio ao mundo em 23 de outubro de 1940 e rapidamente se destacou por seu talento excepcional para o futebol.
Sua jornada no esporte começou cedo e, aos 15 anos, ele já fazia história no Santos. Durante seus 18 anos no clube, Pelé marcou 1.091 gols em 1.116 jogos, conquistando diversos títulos como duas Libertadores, dois Mundiais e seis Campeonatos Brasileiros. O estilo de jogo do Rei ficou caracterizado por uma combinação de força, habilidade técnica, e inteligência tática.
Assim, com tamanha importância para o futebol e principalmente para o Santos, Pelé recebeu uma linda homenagem do time da Vila nesta quinta-feira, 23. No dia em que completaria 85 anos, o Rei do Futebol foi celebrado pelo clube que ficou marcado em sua história. Em um vídeo narrado por Edinho, o Peixe relembrou momentos marcantes e imagens cheias de emoção para parabenizar seu maior ídolo.
Ver essa foto no Instagram
A homenagem do Santos
“O tempo passa, as gerações mudam, mas há algo que permanece inabalável: o legado do eterno e infinito Rei Pelé, o maior atleta da história. O maior jogador de todos os tempos. O homem que transformou o futebol. Há 85 anos, nascia em Três Corações (MG) Edson Arantes do Nascimento, filho de dona Celeste e Dondinho, que veio ao mundo para mudar o esporte para sempre“, escreveu o Santos nas redes sociais.
“O Santos de Pelé encantou o planeta. Com um elenco estrelado, fez história e levou o futebol arte para todos os continentes. Foram vitórias marcantes e até guerras interrompidas para vê-lo jogar. Pelé fazia o futebol parecer simples. Chutava com os dois pés, driblava com naturalidade, cabeceava com perfeição. Unia força, técnica e inteligência como ninguém. Era o atleta completo, o exemplo máximo do que o esporte pode ser“, publicou o time.
Quais as contribuições de Pelé para o Peixe?
Como ídolo do Santos, Pelé inspirou gerações de jogadores com suas atuações brilhantes. Dessa forma, sua contribuição não se limitou aos títulos conquistados, mas também à maneira como ajudou a globalizar o futebol. Jogos de exibição ao redor do mundo e sua participação em partidas caritativas ilustraram a figura de um atleta que transcendeu as fronteiras do esporte.
Após aposentar-se dos gramados, a influência de Pelé continuou a crescer. Ele se envolveu em diversas campanhas sociais e usou sua fama para apoiar causas humanitárias. Assim, o Rei foi recebeu a nomeação de “Atleta do Século” pelo jornal francês L’Equipe em 1981. Por outro lado, em 1999, a FIFA também o elegeu como “Melhor Jogador do Século”.