A Fifa anunciou nesta quarta-feira, 8, a nova composição dos seus comitês internacionais para o próximo ciclo de quatro anos (2025 a 2029), e o Brasil terá presença de peso nas decisões da entidade máxima do futebol. Ao todo, onze brasileiros foram nomeados para diferentes cargos, entre eles a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, e o presidente da CBF, Samir Xaud.
Leila Pereira foi designada para integrar a Comissão de Competições Masculinas de Clubes, responsável por supervisionar torneios organizados pela Fifa, como a Copa do Mundo de Clubes. A dirigente do Verdão celebrou a nomeação e destacou a importância do novo posto.
“É uma honra integrar um órgão criado pela FIFA para fortalecer ainda mais os clubes de futebol, depois do sucesso estrondoso alcançado pela Copa do Mundo de Clubes realizada neste ano nos Estados Unidos. Como presidente de um dos maiores clubes do mundo, eu estou sempre à disposição das entidades e organizações para contribuir com o crescimento da indústria do futebol e a valorização deste produto fascinante”, afirmou Leila.
A presidente Leila Pereira foi nomeada pela FIFA como integrante da Comissão de Competições Masculinas de Clubes da entidade, com mandato válido de 2025 a 2029. Leia mais em nosso site ➤ https://t.co/aigBnMct2M pic.twitter.com/N5SHkpN9q7
— SE Palmeiras (@Palmeiras) October 8, 2025
Já Samir Xaud, presidente da Confederação Brasileira de Futebol, foi escolhido como presidente da Comissão de Futebol Olímpico, que atua no desenvolvimento e regulação do esporte em competições como os Jogos Olímpicos.
Outro nome de destaque é o do CEO do Botafogo, Thairo Arruda, que passa a representar o país na Comissão de Grupos de Interesse do Futebol Masculino, fórum que discute pautas relacionadas a clubes, jogadores e entidades do futebol profissional.
Além do trio, outros oito brasileiros também foram nomeados para diferentes áreas dentro da estrutura da Fifa, incluindo medicina, competições femininas e responsabilidade social. As indicações foram feitas por Mattias Grafström, secretário-geral da entidade.
Entre os designados estão:
- Júlio Avellar, diretor de competições da CBF, na Comissão de Competições Masculinas de Seleções;
- Aline Pellegrino, ex-capitã da Seleção Brasileira, na Comissão de Competições Femininas de Seleções;
- Michelle Ramalho (FPF), na Comissão de Competições Femininas de Clubes;
- Mauro Santos (FCF), na Comissão de Futebol de Areia;
- André Pedrinelli, diretor médico da Seleção Feminina, na Comissão de Medicina;
- Francisco Schertel Mendes, na Comissão Disciplinar;
- Leonardo Ferraz, na Comissão de Relações Institucionais;
- Raimundo Góes, na Comissão de Responsabilidade Social no Futebol.