O Fluminense confirmou na tarde desta quinta-feira, 25, a contratação de Luis Zubeldía como novo técnico. O argentino de 44 anos de idade assinou contrato até o fim de 2026 e chega para substituir Renato Gaúcho, que pediu demissão após a eliminação do clube na Copa Sul-Americana diante do Lanús.
Renato deixou o cargo incomodado com as críticas recebidas pelo desempenho da equipe e comunicou a decisão ainda no estádio após a partida de terça-feira, 23. Desde então, o auxiliar Marcão assumiu o comando técnico do Tricolor das Laranjeiras de forma interina, enquanto a diretoria acelerava a busca por um novo treinador.
Zubeldía se apresenta nesta sexta-feira, 26, no CT Carlos Castilho e comandará o primeiro treino com o elenco. Ele ainda traz os auxiliares Maxi Cuberas, Carlos Gruezo e Alejandro Escobar, além do preparador físico Lucas Vivas.
Luis Zubeldía é o novo técnico do Fluminense!
O argentino assina contrato com o Tricolor até o fim de 2026. Seja bem-vindo! 🇭🇺🇭🇺
Saiba mais >> https://t.co/ZJD4Ew1GBc pic.twitter.com/uLWXfNmdJa
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) September 25, 2025
Com uma carreira iniciada em 2008 no Lanús, Zubeldía acumula passagens por clubes conhecidos do mundo, como Racing (ARG), Barcelona de Guayaquil (EQU), LDU de Quito (EQU), Santos Laguna (MEX), Independiente Medellín (COL), Alavés (ESP) e Cerro Porteño (PAR). Seu trabalho mais marcante foi em 2023, quando conquistou a Copa Sul-Americana e o Campeonato Equatoriano pela LDU de Quito.
No Brasil, sua única experiência foi no São Paulo, clube que levou às quartas de final da Libertadores e da Copa do Brasil, além de terminar o Brasileirão de 2023 na sexta colocação, com vaga direta na competição continental. Ele acabou sendo demitido em junho deste ano.
Zubeldía já deverá comandar o Fluminense no próximo compromisso da equipe, marcado para o próximo domingo, 28, às 16h (de Brasília). O primeiro jogo já será um desafio, pois fará clássico com o Botafogo no Maracanã.
Fluminense toma atitude após decisão de Renato Gaúcho
Após a eliminação na Sul-Americana, o Fluminense perdeu também seu treinador. Muito incomodado com as críticas, Renato Gaúcho pediu demissão do cargo e teve o pedido aceito. Assim, a equipe carioca comunicou os torcedores sobre a saída do técnico.