O Pacaembu recebeu nesta quarta-feira, 24, a Mercado Livre Experience 25, evento que reuniu dois dos principais nomes da Seleção Brasileira nas últimas décadas: Ronaldo Fenômeno e Neymar. Convidados para um painel sobre carreira e gestão de negócios, eles abordaram mudanças de comportamento entre gerações e os efeitos das redes sociais no esporte.
Ronaldo abriu a conversa lembrando a atmosfera mais irreverente dos anos 1990: “Eu posso dizer que dediquei muito a minha vida ao futebol, mas sem abrir mão também dos meus momentos de lazer. Sempre foi uma parte importante para mim também. Eu sou uma espécie de sobrevivente, porque eu cresci vendo Renato Gaúcho, Romário, Túlio, Edmundo, os caras brigando para ver quem era o que mais pegava mulher. Eu cresci vendo essa ousadia”.
Neymar, por sua vez, apontou que o comportamento dos atletas foi mudando ao longo do tempo. Para ele, o jogador de futebol precisa de seus momentos momentos de descanso para poder viver, senão poderá ficar mal psicologicamente.
E teve torta de climão depois da Copa… 😶🌫️
Histórias que você nunca ouviu do Neymar, só o #VanCastMercadoLivre entrega!
👉 Assista GRÁTIS ao 1º episódio no Mercado Play: https://t.co/9Mo1buZaWM pic.twitter.com/YAWSuUPLIc
— Mercado Livre 🤝 (@MercadoLivre) September 23, 2025
“Hoje em dia a galera é muito quietinha, todo mundo é certinho, politicamente correto. Nós nunca fomos isso. É uma forma de terapia. O futebol te demanda muito na sua vida, você se dedica muito, é muito tempo que você tem que ficar ali. Esses momentos nossos, para relaxar a cabeça e viver um pouco também, porque todo mundo gosta de viver, são importantes. Se você não tiver a cabeça boa, vai ficar pirado, com certeza”, comentou.
Ronaldo Fenômeno também entrou na questão da popularização das redes sociais, que aumentou a cobrança em cima dos jogadores, mas também abriu espaço para debates mais respeitosos. O ex-jogador explicou como lida com isso.
“A rede social deu voz para muita gente. É diferente um tipo de crítica que vem com respeito, com critério, com técnica. Outra coisa é aquela crítica violenta, agressiva, ofensiva. Essa é ignorada, não levo em consideração em nenhum segundo na minha vida esse tipo de crítica”, falou.
Apesar das grandes conquistas dentro de campo, Ronaldo e Neymar também tiveram a carreira marcada por momentos extracampo, lidando com situações que reforçam o peso da pressão sobre os grandes jogadores.